DEBÊNTURES

CPFL Renováveis emite ‘green bond’

04/04/2017
A CPFL Renováveis obteve Título Climático Certificado pelo critério de Energia Eólica (green bond) pelo ‘Conselho de Normas da Climate Bonds’ (Climate Bonds Standard Board) para emissão de debêntures no valor de R$ 200 milhões. É a primeira empresa da América do Sul a emitir green bond (título verde) com certificação internacional e a primeira do setor a emitir um título certificado.
 
O green bond é um título de dívida que exige que os recursos captados sejam aplicados em projetos ambientalmente sustentáveis. A Climate Bonds Initiative é uma organização internacional sem fins lucrativos que trabalha exclusivamente para promover investimentos em larga escala na economia de baixo carbono. Os recursos foram liquidados e utilizados para a construção dos projetos eólicos Campos dos Ventos e São Benedito, com 231 MW de capacidade instalada, localizados no Rio Grande do Norte. O Santander foi o banco estruturador da emissão e a Sitawi deu parecer favorável ao desempenho ambiental dos projetos financiados. 
 
“Somos uma empresa 100% verde. Apostamos no desenvolvimento do mercado de green bonds no Brasil, pois acreditamos ser uma oportunidade promissora para financiar projetos que estimulem o desenvolvimento sustentável do País”, afirma Gustavo Sousa, diretor presidente da CPFL Renováveis. Para Justine Leigh-Bell, diretora de Desenvolvimento do Mercado da Climate Bonds Initiative, a emissão da CPFL Renováveis mostra o grande potencial de crescimento do mercado brasileiro de títulos verdes. “A empresa foi a primeira a emitir um green bond certificado pelo Climate Bonds Standard Board, o que demonstra liderança e comprometimento com o desenvolvimento de um mercado de green bonds ético e com credibilidade”, ressalta.