COGERAÇÃO

CPFL Eficiência e Cadeg fecham contrato

07/08/2018
Empresa do Grupo CPFL Energia, a CPFL Eficiência assinou contrato de R$ 13 milhões com o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), no Rio de Janeiro, para instalar placas solares e uma usina de cogeração a gás natural. A projeção é de que as operações comecem no início de 2019. O contrato prevê a instalação de seis motogeradores, alimentados com gás natural, gerando eletricidade para o prédio durante o horário de ponta, das 17h30 às 20h30. A potência desse sistema é de 2.400 KVA, que atende a 100% da necessidade energética do Cadeg. 
 
Os novos projetos trarão mais segurança no fornecimento de energia para o Mercado Municipal do Rio de Janeiro e uma redução no valor da conta de luz. Somente com a geração solar, a expectativa é que o mercado municipal possa reduzir em 39% a sua conta de energia, economizando, em média, R$ 140 mil por mês. O projeto de energia solar desenvolvido pela CPFL Eficiência para o Cadeg prevê a instalação de 5.124 placas fotovoltaicas sobre a cobertura existente do mercado e as docas, cobrindo uma área total de 10.248 m2. Isto possibilitará construir uma usina de 1,8 MW de capacidade, o maior projeto de energia solar para mercados públicos do mundo e o maior para um cliente comercial no Brasil. 
 
“Com o aumento das tarifas no mercado cativo, as empresas estão buscando alternativas para reduzir as suas despesas com energia. Além da economia, as soluções de eficiência e gestão energética também oferecem confiabilidade no fornecimento e previsibilidade nos gastos com a conta de energia, além de reduzir impacto ao meio ambiente”, diz a diretora de Inteligência de Mercado da CPFL Energia, Fabiana Avellar. Além da implantação das duas usinas, a CPFL Eficiência irá operar e fazer a manutenção dos ativos. O contrato entre as partes terá duração de 15 anos, e a CPFL Eficiência será responsável por 100% do investimento.