A contribuição dos catalisadores para um futuro mais sustentável

05/06/2021

Por Letícia Mendonça *

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre o respeito e a importância em preservar todos os recursos naturais. Nessa jornada, a BASF sempre desempenhou papel de destaque no lançamento de soluções para o mercado. Um dos maiores exemplos dessas inovações são os catalisadores automotivos, os dispositivos mais importantes na redução de poluição já inventados. Graças a esses equipamentos, conseguimos contribuir para uma melhor qualidade do ar na maioria das cidades ao redor do mundo. 

Durante os anos 1970, a BASF foi pioneira no desenvolvimento do primeiro catalisador de “três vias” (TWC), dispositivo capaz de reduzir mais de 95% dos poluentes monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx), produzidos para motores movidos a álcool, gasolina e diesel. O impacto dessa inovação foi tão grande que a companhia recebeu da ONU a Medalha de Honra pela Invenção Tecnológica da Década de 1980. Desde então, esses produtos já eliminaram mais de 1 bilhão de toneladas de poluentes no mundo, o que equivale à emissão de 19.334 voltas de caminhão em torno da terra. 

O tempo passou e, com ele, a BASF também não parou. Realizamos estudos periódicos sobre as emissões de poluentes e a atuação de nossas soluções comercializadas em todo o planeta. Dentre as nossas inovações mais recentes está o catalisador automotivo compacto de Conversão de Quatro vias, o EMPRO™ (FWC™) para veículos a gasolina. Além de converter os gases, esse dispositivo remove partículas nocivas dos gases de escape do motor. Também produzimos o catalisador de oxidação diesel (DOC), que remove monóxido de carbono, hidrocarbonetos e material particulado, o catalisador que reduz as emissões de material particulado (CSF), o catalisador de Redução Seletiva (SCR), que com o uso de uma solução em ureia (ARLA32), converte NOx (Óxido de Nitrogênio) em água e nitrogênio, além do catalisador AMOX, que remove o excesso de amônia e pode ser adaptado ao sistema SCR. 

Em 2020, a nossa unidade de Indaiatuba (SP) comemorou 20 anos como fabricante de catalisadores para motores a combustão de veículos para as principais montadoras da América do Sul. Desde a sua inauguração, a fábrica produziu mais de 20 milhões de dispositivos, que contribuíram para eliminar cerca de 38 milhões de toneladas de poluentes das emissões de automóveis, caminhões e motocicletas do Brasil e países vizinhos. 

A unidade também implementou o projeto Smart Reuse. Ao invés de utilizar água deionizada, isto é, aquela que tem todos os sais minerais removidos para ser utilizada em processos químicos, produzida para limpeza dos equipamentos, a BASF desenvolveu um sistema de recirculação que tornou possível reutilizar água de lavagem e economizá-la no processo. A partir disso foi possível assegurar menor geração de efluentes e a manutenção da qualidade do produto. A implementação deste projeto gerou redução de 17% no consumo absoluto de água de 2019 para 2020, ou seja, uma melhoria no desempenho ambiental e a otimização do uso de recursos naturais nos processos industriais. 

Com foco em sustentabilidade, um dos pilares da estratégia da BASF, a unidade de Indaiatuba também implementou no último ano o programa zero aterro, ou seja, todos os resíduos sólidos gerados no local são descartados com foco na busca por alternativas sustentáveis para evitar que sejam encaminhados a aterros. Ainda fomos pioneiros ao receber o certificado internacional com o selo “Zero Waste to Landfill” da Instituição global UL Environment, que atesta, por meio de auditoria, que a unidade não destina mais resíduos para aterros. 

Para a BASF, desenvolvimento sustentável significa a combinação de sucesso econômico orientado a longo prazo com proteção ambiental e responsabilidade social. Assim, acreditamos que a discussão sobre emissão de poluentes e contaminação do ar é imprescindível para um desenvolvimento sustentável das cidades e da sociedade. 


* Letícia Mendonça é Diretora da Unidade de Catalisadores da BASF para a América do Sul