PIAUÍ

Complexo Fotovoltaico de 540 MW

29/01/2019
O Grupo Interalli, empresa da área de terminais portuários, logística e agronegócio, obteve Licença Prévia para construir o Complexo Fotovoltaico Marangatu, no município de Brasileira (PI). O Complexo ocupará uma área de 2.100 hectares e englobará 18 usinas fotovoltaicas, com 540 MW de potência instalada quando estiver totalmente concluído. 
 
As licenças prévias foram emitidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Piauí (SEMAR) e trazem condicionantes para a emissão da licença de instalação do Complexo Solar. A previsão para início das obras é o 2º semestre de 2019. De acordo com o diretor do Grupo Interalli, Fabrício Slavieiro Fumagalli, o estado do Piauí entende que um empreendimento deste porte contribui para o desenvolvimento da região. “Estamos apostando na geração de energia limpa, de emprego e renda no Piauí”, afirma Fumagalli. “O Complexo Marangatu será instalado em uma área com altos níveis de radiação solar e vai contribuir para atender a crescente demanda de energia do país”, completa Fabrício Slavieiro Fumagalli. 
 
O Piauí lidera o ranking nacional de investimentos em projetos de geração solar fotovoltaica. O ranking leva em conta a irradiação solar de cada região, a tarifa de energia convencional cobrada no local e a taxa de ICMS em vigor no estado. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a geração de eletricidade a partir da captação em painéis instalados nos telhados das casas ou no terreno do estacionamento das empresas chega a 136 MW, em 16,4 mil unidades no Brasil.
 
Ao todo, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Brasil possui uma potência instalada solar fotovoltaica de 1.750,6MW. A energia solar fotovoltaica é agora, depois de hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada em nível mundial, com mais de 100 países utilizando este tipo de energia.