LENÇOL FREÁTICO

CMA recebe denúncia de contaminação

14/09/2018
Vereadores que integram a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Sorocaba (SP) retornaram até o terreno da Saturnia, fabricante de baterias, após denúncias de que a área contém vários poços de captação de água e o lençol freático pode estar contaminado por metais pesados, principalmente o chumbo. Engenheiros ambientais acompanharam os integrantes da comissão especial de inquérito que estiveram no terreno.
 
A principal preocupação é a exposição dos poços artesianos ao material contaminado, pontos que têm ligação direta com o lençol freático. No primeiro semestre havia um garimpo clandestino de restos de chumbo e outros metais pesados – materiais tóxicos enterrados pela antiga fábrica de baterias. Segundo os engenheiros, existem oito pontos de captação de água, dos quais alguns já usados para retirar água do subsolo e outros para fazer análises da água que era captada. Uma cisterna aberta em uma estrutura abandonada comprovou a água que corre no terreno. No fundo da cisterna é possível ver a água parada.
 
Placas que alertam para o risco de contaminação estão sendo implantadas na área para impedir a entrada das pessoas. Os buracos fora do local de isolamento já foram fechados, mas os maiores que estão dentro da cerca vão continuar abertos.
 
O Sindicato dos Metalúrgicos entregou um dossiê, feito na década de 1990, sobre a Saturnia à comissão especial, no último dia 11. O documento elaborado pelo sindicato tem conteúdo de ex-funcionários e reportagens da época. Cerca de duas mil pessoas trabalhavam na fábrica nos anos 1990. O sindicato indicou que a maior incidência de chumbo estava no depósito de sucata das baterias, onde funcionários faziam a reciclagem sem equipamentos de proteção. O documento vai ser anexado às investigações da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.
 
A Polícia Civil identificou os ex-sócios da empresa no Rio de Janeiro (RJ), onde prestarão esclarecimentos. Com estes depoimentos, a polícia espera entender como eram feitos os descartes das baterias no solo.