Christianne Dias Ferreira substitui Percy Soares Neto no comando

06/04/2024
A executiva dará continuidade ao desempenho da associação e buscará avançar nos temas relevantes do setor de saneamento

A Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon) comunica a saída de Percy Soares Neto, que esteve no comando da entidade durante seis anos. Em seu mandato, Percy contribuiu de maneira efetiva para a aprovação da Lei Federal nº 14.026/20 – Novo Marco Legal do Saneamento Básico – e para a edição dos seus respectivos decretos regulamentadores. Recentemente, liderou os debates sobre a reforma tributária, debêntures de infraestrutura, entre outros temas que vêm oferecendo protagonismo ao setor privado de saneamento no país. 

As operadoras privadas, que atendiam a 361 municípios, passaram a estar presentes em 850, representando um acréscimo de quase 250% e o próprio setor privado passou a atuar como operador – de forma exclusiva ou em parceria com companhias públicas – em 15,3% dos municípios brasileiros. O percentual de população atendida por operadores privados passou de aproximadamente 13% para cerca de 25% nesse período, ou seja, hoje atendemos 51,86 milhões de pessoas. A Abcon/Sindcon criou ainda um Programa de Integridade para a entidade durante a gestão de Percy. 

Para o seu lugar assumiu a nova diretora-executiva, Christianne Dias Ferreira, a partir de 1º de abril de 2024. A executiva dará continuidade ao excelente desempenho da associação e buscará avançar nos temas relevantes do setor de saneamento e na evolução da governança corporativa no âmbito interno da Abcon/Sindcon. Christianne é ex-diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento do Brasil, a ANA, e já foi subchefe adjunta de Infraestrutura da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. Doutoranda em direito, tem grande experiência na administração pública e atuação com perspectivas governamentais, parlamentares e do âmbito privado.