PATRIMÔNIO MUNDIAL

Chapada dos Veadeiros tem título assegurado

14/07/2017
Após um mês do anúncio de aumento da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a comunidade internacional assegurou o título de patrimônio mundial à unidade de conservação (UC). O Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) afastou o risco que o Brasil corria de perder o título conferido. A reação faz parte dos resultados da 41ª sessão do Comitê, que ocorre em Cracóvia, na Polônia.“Graças ao fundamental processo de ampliação dessa unidade de conservação, conseguimos o reconhecimento do Comitê do Patrimônio Mundial”, ressaltou o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em UCs do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti. 
 
Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros teve sua área reduzida por três vezes e corria o rico de perder o título de patrimônio natural da Unesco. No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, no entanto, a UC foi ampliada de 65 mil hectares para 240 mil hectares, ou seja, quase quatro vezes o seu tamanho atual. 
 
Além de Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul, que já eram abrangidos pelo parque, os novos limites incluem parte dos municípios de Teresina de Goiás, Nova Roma e São João da Aliança. Ao lado do território quilombola Kalunga, da APA estadual do Pouso Alto e de 22 reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs), a região forma um mosaico de unidades de conservação. O parque abriga espécies ameaçadas de extinção ou endêmicas (só existem no local), como o cervo-do-Pantanal, lobo-guará, pato-mergulhão e a onça-pintada, maior mamífero carnívoro da América do Sul.