EMISSÕES

Cetesb realiza ação no Ceagesp

12/07/2016

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizou no dia 07 de julho campanha de conscientização ambiental junto aos motoristas e proprietários de caminhões e outros veículos diesel na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). A ação teve como objetivo prevenir e alertar contra a emissão excessiva de fumaça preta e ajudar na melhoria da qualidade do ar e contou com a aprovação de 83% dos 63 veículos que passaram pelos testes de emissão.

Técnicos e especialistas do Setor de Controle e de Emissões de Veículos em Uso, da Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental da Cetesb, orientaram, distribuíram folhetos informativos e educativos, e procederam – sem a emissão de multas – a testes de opacidade, com o intuito de verificar os níveis de emissão de fumaça preta, assim como constatar o estado de manutenção do motor. O opacímetro é um aparelho utilizado na inspeção e fiscalização veicular, que avalia a fumaça emitida por veículos a diesel. O aparelho é equipado com um sensor óptico, que mede indiretamente a fumaça contida no gás dos escapamentos, por meio da absorção da energia emitida por um feixe de luz.

A campanha de conscientização teve como resultado: 76 veículos avaliados no opacímetro; 63 veículos aprovados (82,9%) e 13 reprovados (17,1%). A ação na Ceagesp contou, mais uma vez, com o apoio do Programa de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET) e do Caminhão 100%.