RESÍDUOS SÓLIDOS

Cetesb e Unesp assinam protocolo de intenções

20/07/2015

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Unesp assinaram dia 16 de julho Protocolo de Intenções com o objetivo de regular a cooperação técnico-científica nas áreas de atuaçãoe interesses comuns para o desenvolvimento de atividades voltadas aos temas da Gestão Ambiental e dos Resíduos Sólidos. A ideia é articular a extensão universitária, o ensino e a pesquisa a contribuir para formulação e aplicação de políticas públicas ambientais, gestão ambiental, inovação tecnológica, qualidade ambiental e proteção da saúde pública no Estado de São Paulo. "Colocamos a Universidade à disposição para viabilizar esta e outras parcerias que tenham como objetivo solucionar problemas grandes e importantes da realidade nacional", disse o reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan. "Questões como gestão ambiental e resíduos sólidos são essenciais", afirmou Nelson R. Bugalho, Vice-Presidente da Cetesb. "Nossa característica principal, além da qualidade dos serviços, é a busca de soluções rápidas e objetivas", acrescentou Carlos Roberto dos Santos, Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da Cetesb.

As atividades serão desenvolvidas pela Unesp, sob coordenação do Prof. Dr. Silvio Rainho Teixeira, do Departamento de Física, Química e Biologia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Câmpus de Presidente Prudente, e pela Cetesb sob coordenação do Dr. Flávio de Miranda Ribeiro. O Protocolo de Intenções tem validade de um ano e visa construir e fortalecer canais de comunicação entre a Universidade e órgãos públicos estaduais, objetivando o estabelecimento de convênios e planos de trabalho que tenham como foco contribuir na formulação e implementação de políticas públicas voltadas à qualidade ambiental, saúde pública e qualidade de vida da população do Estado de São Paulo.

Com a parceria serão construídos, no Campus da Universidade de Presidente Prudente, o Laboratório de Caracterização e Gestão de Resíduos (em fase de licitação), sob a coordenação do Prof. Dr. Sílvio Rainho Teixeira, e da Central de Pesquisa e Extensão em Tecnologias Sustentáveis (em fase de contratação junto à Caixa Econômica Federal), sob a coordenação do Prof. Dr. Fernando Sérgio Okimoto. Será instalado ainda o primeiro Centro Local de Apoio à Extensão – CLAE com o objetivo de reunir e integrar docentes, alunos e funcionários para o desenvolvimento de ações em parceria com órgãos públicos, empresas e entidades da sociedade civil voltadas aos temas de maior interesse para o desenvolvimento regional, incluindo o oferecimento de cursos, eventos, projetos e outras ações de extensão universitária.

Os primeiros temas a serem tratados pelo Protocolo de Intenções assinado entre as duas instituições são Estudos de composição gravimétrica de resíduos sólidos urbanos (no estado, em uma região, em função de algum parâmetro socio-econômico, etc); Utilização teste de biodegradabilidade de resíduos, para fins de tratamento (era solicitada a realização de teste de bartha, e os técnicos alegam que deve ser verificada qual tecnologia que melhor se aplica aos objetivos em questão); Desenvolvimento de um protocolo para elaboração de estudos de viabilidade técnico-econômica de empreendimentos de tratamento/ destinação de resíduos, cobrindo: aplicabilidade das técnicas; produtos e materiais gerados; colocação desses em mercados existentes ou tempos e custos para desenvolvimento desses mercados; áreas disponíveis; tamanhos dessas áreas; escalas mínimas que garantam sustentabilidade; investimentos necessários; necessidades de aportes de recursos públicos; etc); Levantamento e técnicas de remediação de áreas contaminadas associadas à disposição inadequada de resíduos urbanos; Alternativas de recuperação/ reciclagem de lodos de sistemas de tratamento; Estudos econômicos no setor de resíduos, tais como sobre: mercado de reciclagem e possíveis alternativas para seu estímulo; avaliação do potencial e dosimetria dos instrumentos econômicos (ex: taxas ambientais); regra para remuneração de municípios pela logística reversa; etc; Política de gestão de resíduos com a inclusão de catadores de materiais recicláveis; e Reciclagem de resíduo sólido e desenvolvimento de novos produtos utilizando resíduos.