EMISSÕES

Cetesb aprova guia de melhores práticas

22/05/2017
A Diretoria da Companha Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aprovou, no final de abril, o ‘Guia de Melhor Tecnologia Prática Disponível (MTPD)’, documento disponível, na íntegra, no site da companhia. O Guia cita as melhores alternativas para o controle das emissões de poluentes atmosféricos de diversas atividades industriais e foi elaborado no âmbito do “Plano de Redução de Emissões Atmosféricas – PREFE 2014”.
 
As atividades industriais contempladas no guia são: automobilísticas (atividades de pintura); fontes de combustão; fertilizantes; papel e celulose; indústria química e petroquímica; refinarias de petróleo e calcinação de coque; siderurgia e metalurgia; tratamento de superfície; e produção de vidro. “O guia tem como objetivo orientar as empresas sobre as melhores práticas para serem utilizadas pelos setores produtivos, além de auxiliar os diagnósticos das fontes de emissão de poluentes atmosféricos”, ressaltou Mauro Kazuo Sato, gerente do Departamento de Apoio Técnico da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb. 
 
O Guia contou com a participação de técnicos das áreas de apoio e das Agências Ambientais da Cetesb. O documento foi também submetido a consulta pública na internet e recebeu contribuições dos setores produtivos envolvidos.