EDUCAÇÂO AMBIENTAL

Cenibra desenvolve projeto Vale das Borboletas em MG

04/08/2015
A Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra) desenvolve convênio em parceria com o município de Catas Altas (MG) com o intuito de promover o Desenvolvimento do Ecoturismo, Pesquisa e Educação Ambiental na área denominada Vale das Borboletas. São 63,65 hectares de área, formada por riachos, poços naturais e uma rica fauna e flora. Em determinadas épocas do ano, ou em momentos de sol intenso, é possível avistar dezenas de tipos de borboletas.
 
No local, a Cenibra promove ações de consciência ambiental, de forma a garantir a perenidade dos recursos sem comprometer o desenvolvimento. A conservação e proteção da biodiversidade é uma das prioridades da estratégia de sustentabilidade da Cenibra. 
 
No Vale das Borboletas é possível observar a presença de espécies de liquens. Estes são associações mutualísticas entre microorganismos fotossintéticos (algas verdes ou cianobactérias) e fungos. Os liquens funcionam como bioindicadores da qualidade do ar, pois sua existência no ambiente indica baixa poluição. Ocorrem em troncos de árvores, em pedras. A visita ao Vale das Borboletas é permitida com acompanhamento de condutor de turismo local, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo, de Catas Altas.