Capacitação de pesquisadores em áreas de aterros

10/08/2022
Finalidade é disseminar uma metodologia de trabalho sobre indicação de áreas para locação de aterros sanitários.

O Departamento de Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) promoveu, entre os dias 1 e 5 de agosto, o curso ‘Seleção e Caracterização de Áreas Destinadas a Aterros Sanitários’. O treinamento visou capacitar pesquisadores em locação de aterros sanitários e aconteceu na Unidade Regional de Teresina (RETE). 

Vinte e um pesquisadores participaram do treinamento, cuja finalidade é disseminar uma metodologia de trabalho, desenvolvida ao longo de mais de 20 anos de experiência do SGB-CPRM, sobre indicação de áreas para locação de aterros sanitários, tendo como destaque as regiões Norte e Nordeste. A metodologia também contempla diversos municípios brasileiros.

O curso foi ministrado pelos pesquisadores Homero Reis de Melo Junior e Almir Costa Conceição, da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial de Belém (GEHITE-BE), e José Luiz Marmos, da GEHITE/ Manaus. Dividido em teoria e prática, o cursos promoveu atividades de campo no município de União, cerca de 60 km de distância da capital Teresina (PI). 

O geólogo Gilberto Pereira, chefe do SGB-CPRM, no estado do Piauí, comentou que os municípios indicados para realização da ação foram União, Santa Cruz dos Milagres, Socorro do Piauí, Lagoa Alegre e São Miguel do Tapúio, que integram um projeto-piloto que trará subsídios para diagnósticos, e sugestões para o acondicionamento, coleta, e transporte dos resíduos sólidos - nos municípios piauienses. Para o pesquisador Diogo Rodrigues, chefe do DEGET, “treinamentos e discussões como os de Teresina são primordiais para a passagem do conhecimento aos colegas de outras unidades, bem como para a padronização dos procedimentos técnicos, possibilitando a elaboração de um produto de alta qualidade, que tenha a cara do SGB-CPRM”, avaliou.