EMBALAGENS VAZIAS

Campo Limpo já retirou mais de 420 mil t

16/08/2017
A cerimônia do Dia Nacional do Sistema Campo Limpo, comemorado no dia 18 de agosto, acontece na cidade de Taubaté (SP) em 2017. O dia marcará o encerramento do projeto de recebimento e destinação ambientalmente adequada de defensivos agrícolas proibidos por lei – como o hexaclorobenzeno (BHC), no estado. 
 
O Sistema Campo Limpo já destinou mais de 420 mil toneladas de embalagens corretamente desde 2002 e retirou 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas. Com o tema “Quando cada um cumpre a sua parte, temos muitos motivos para comemorar”, a data reconhece a importância do envolvimento de todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, canais de distribuição, fabricantes e poder público – para o sucesso do Sistema, que tem o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) como núcleo de inteligência. “É o momento de disseminar conhecimento sobre conservação ambiental e boas práticas no campo. Sempre em nome da saúde do planeta e das futuras gerações”, ressalta João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV. 
 
Entre as atividades, haverá o dia de Portas Abertas, quando as centrais recebem a comunidade para mostrar o funcionamento da operação, além de ações como o DNCL na Escola, concurso onde as escolas do entorno inscrevem ações organizadas por seus professores, com o objetivo de promover a conscientização ambiental junto aos alunos, e concorrem a prêmios; o DNCL Universitário, que promove ações voltadas para estudantes de ensino médio e universitário; o DNCL Ação com Agricultor, evento responsável pela difusão de novas tecnologias e soluções sustentáveis entre agricultores; o DNCL Solenidade, evento para homenagear ou receber autoridades; e a Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade em práticas a favor do meio ambiente.