20/05/2019 DESSALINIZAÇÃO

Cagece vai instalar planta de grande porte

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) decidiu instalar uma planta de dessalinização para combater a crise hídrica que atinge os principais mananciais que abastecem a Região Metropolitana de Fortaleza. A unidade terá capacidade para produzir 1 m³/s de água potável, volume suficiente para atender a 300 mil pessoas. 
 
A implantação da primeira dessalinização de grande porte no Brasil está em processo de licitação pelo governo do Estado do Ceará. A planta deverá se basear no projeto da GS Inima Brasil, que elegeu a tecnologia de Osmose Reversa (OR) para tratar a água do mar que será convertida em água potável para abastecer parte da Região Metropolitana de Fortaleza. 
 
O estudo da GS Inima vencedor de licitação será apresentado no seminário Aladyr 2019 sobre Dessalinização, Reuso e Tratamento de Água e Efluentes promovido pela Associação Latinoamericana de Dessalinização e Reuso de Água, no dia 22 de maio, as 9h45, pelo engenheiro Eduardo Berrettini, gerente técnico da GS Inima Brasil, em Salvador (BA). 
 

Veja também

02/09/2019
ÁGUA POTÁVEL | OMS exige investimentos urgentes
17/06/2019
ARTIGO | A Guerra das águas continua
17/06/2019
RECURSOS HÍDRICOS | Projeto da Imerys gera economia de água
22/04/2019
SEGURANÇA HÍDRICA | Governo lança Plano Nacional