BRK recupera água resultante do desaguamento do lodo

25/11/2023
Após três anos, a empresa dá um novo passo para desenvolver na ETL um processo de reaproveitamento da água resultante do desaguamento do elemento.

Concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira (SP), a BRK inaugurou em 2020 sua Estação de Tratamento de Lodo (ETL), dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA), que fica localizada no Parque Hipólito no município do interior paulista. Após três anos, a empresa dá um novo passo para desenvolver na ETL um processo de reaproveitamento da água resultante do desaguamento do lodo. 

Em qualquer município, o tratamento de água para consumo humano, envolve a utilização de uma parte da água captada que não chega ao cliente final, conhecida como água de serviço. Esta água de serviço desempenha um papel essencial na ETA, e é aplicada em lavagens periódicas de filtros e decantadores, garantindo a manutenção dos padrões de potabilidade da água, conforme definidos pelo Ministério da Saúde. O volume de serviço para a atividade representa aproximadamente 2% do volume de água tratada, que em média chega a representar 5% em outros municípios. Contudo, a empresa investiu na execução de um projeto que permite recuperar um expressivo volume de água, que anteriormente era descartado no sistema de drenagem de água pluvial. "Nós, como empresa de saneamento, reconhecemos a nossa responsabilidade em ir além do básico e implementar práticas ambientalmente sustentáveis em nossa operação", afirma Alexandre Leite, gerente operacional da BRK em Limeira
Nos meses de setembro e outubro de 2023, a BRK recuperou e recirculou um total de 92.425 m³ de água, volume suficiente para abastecer toda a população de Limeira – 291.869 habitantes, segundo o censo 2023 do IBGE – por mais de 33 horas. "Esse resultado é fruto de investimentos significativos e da excelência operacional que tem colocado Limeira no centro das discussões sobre saneamento em nível nacional", destaca Alexandre.

A Estação de Tratamento de Lodo (ETL), localizada ao lado da ETA, opera ininterruptamente, 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano, com equipamentos modernos, monitoramento em tempo real, automação de alto nível e uma equipe altamente capacitada. Além de contribuir para a redução do volume de água captado diretamente nos mananciais ribeirão Pinhal e rio Jaguari, que fornecem água para tratamento em toda a cidade, a iniciativa tem impactos ambientais positivos, evitando o descarte desse volume no sistema de drenagem de água pluvial.