Braskem investe em Centro renovável na Inglaterra

13/11/2022
O novo centro vai ampliar as competências da Braskem em biotecnologia, catálise, engenharia de processos e inovação aberta.

A Braskem irá construir um novo centro de inovação renovável localizado em Lexington, no estado norte-americano de Massachusetts. Com 3.252 m², o local terá como foco a aceleração de inovação de produtos químicos renováveis e materiais sustentáveis. O novo centro vai ampliar as competências da Braskem em biotecnologia, catálise, engenharia de processos e inovação aberta. O local dará espaço especial à ciência e engenharia em estágio inicial relacionadas com a conversão de matérias-primas à base de biomassa — incluindo açúcares, celulose, óleos vegetais e lignina — em produtos químicos e materiais sustentáveis. 

Segundo a Braskem, o novo centro propiciará a descoberta de tecnologias que irão gerar novas ofertas voltadas ao crescimento e centradas na circularidade de carbono. “Nosso novo centro de inovação renovável reflete o compromisso contínuo da Braskem com uma economia circular neutra em carbono e com efeitos positivos para o meio ambiente. A Braskem pretende investir cerca de US$ 20 milhões no novo centro de inovação renovável e vai continuar investindo no desenvolvimento e na retenção de uma equipe de inovação de padrão internacional, baseada na região metropolitana de Boston, para criar propriedade intelectual exclusiva nas áreas de produtos químicos e materiais sustentáveis. E tudo isso será fundamental para o sucesso futuro dos negócios globais da Braskem”, disse Mark Nikolich, CEO da Braskem America. 

Lexington foi escolhida por ser uma cidade à frente na adoção de políticas sustentáveis neutras em carbono e comprometida em reduzir suas emissões de gases do efeito estufa para cumprir suas metas de ação climática. “A nova unidade será um grande acréscimo ao ecossistema de ciências biológicas da Grande Boston”, afirmou Sandhya Iyer, diretora de desenvolvimento econômico da cidade de Lexington. 

A fase inicial de projeto e construção já está em andamento, e a Braskem espera que o projeto seja concluído no segundo semestre de 2023, após obter validação final e comissionamento. O novo centro está estrategicamente baseado no ecossistema de inovação e biotecnologia da área metropolitana de padrão mundial de Boston, localizado a uma hora de carro de mais de 60 universidades e faculdades. O trabalho em Lexington vai complementar a atuação global da Braskem em pesquisa e desenvolvimento, realizado atualmente nas cidades brasileiras de Campinas e Triunfo, e em Pittsburgh, no estado norte-americano da Pensilvânia. O lançamento do novo centro de I&T da Braskem vai promover o desenvolvimento de novas soluções para produtos químicos e plásticos.