Brasileiros sem acesso passam de 5 milhões, em 2021, para 35 milhões

20/09/2022
Em relação à coleta de esgoto, o crescimento foi ainda maior, de 21,7 milhões para 100 milhões de brasileiros no mesmo período. 

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, o número de brasileiros sem acesso a água potável aumentou de cinco milhões, em 2021, para 35 milhões de pessoas neste ano. Em relação à coleta de esgoto, o crescimento foi ainda maior, de 21,7 milhões para 100 milhões de brasileiros no mesmo período. 

Pelo cenário, uma em cada quatro mulheres não têm acesso a água tratada ou não é abastecida com regularidade no Brasil, sendo que nas regiões Norte e Nordeste o índice dobra: uma a cada duas mulheres não recebe água tratada. Entre as crianças e adolescentes, mais de 3,6 milhões não têm água dentro de casa e mais de oito mil escolas sofrem com a escassez no fornecimento. 

Indo no caminho contrário, São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, registra o melhor indicador de água potável no estado de São Paulo, com 100% da população com acesso ao recurso. Santos tem o menor índice de perda de água durante a distribuição aos moradores: 14%, ficando atrás apenas de Nova Iguaçu (RJ), que tem 6,05%; logo atrás está Limeira, com 18,88%. 

As cidades mais prejudicadas com a falta de água potável e saneamento básico no Brasil são Macapá (AP) onde apenas 37% da população possui acesso à água e 10,78% ao saneamento básico, seguido de Porto Velho (RO), Santarém (PA), Rio Branco (AC) e Belém (PA).