Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer

28/10/2023
Apesar das vacinas e da água potável, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer

Em mais um episódio do podcast “Falando de Saneamento & Saúde”, em parceria com a Probongo!, o Instituto Trata Brasil recebeu o Dr. Renato Kfouri, médico especializado em pediatria, neonatologia e infectologia, ocupando hoje o cargo de presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 

O espaço é voltado para abordar diferentes assuntos relacionados ao saneamento básico e tem como foco nessa temporada os impactos do tema na saúde. “As vacinas e a água potável realmente mudaram o cenário das doenças infecciosas, que eram as principais causas de morte na população mundial dos últimos séculos”, afirma o Dr. Kfouri. Apesar das vacinas e da água potável, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer. A precariedade do saneamento básico ainda é uma realidade, no qual, mais de 33 milhões de habitantes vivem sem acesso à água potável e mais 93 milhões não são atendidos com coleta de esgoto. Apenas 51,2% do volume de esgoto gerado é tratado, isto é, mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente. Dados do DATASUS (ano base, 2021) presentes no Painel Saneamento Brasil, apontam que ocorreram cerca de 130 mil internações por doenças associadas à falta de saneamento no país. 

Sobre as crianças e a vacinação, Dr. Kfouri afirma que “se o saneamento básico propicia melhores condições de higiene e saúde, é a vacinação que garante a proteção dessas crianças. Temos hoje uma dezena de doenças que podem ser preveníveis, dado o relaxamento na vacinação, propiciam a criação de bolsões de baixas coberturas que levam ao ressurgimento de algumas doenças. É importante deixar o recado que junto as questões de saneamento, fundamentais para a saúde da população, as vacinas também não podem ser negligenciadas”. Os episódios podem ser acessados no site do Trata Brasil, no Youtube e nas principais plataformas de áudio como SpotifyDeezerGoogle Podcats e Apple Podcasts.