RESÍDUOS PLÁSTICOS

Bloco sustentável para salas de aula

30/10/2017
Com apoio de funcionários e clientes a Dow coletou 14 toneladas de resíduos plásticos que foram usados na confecção de blocos plásticos 100% sustentáveis. O material foi utilizado na construção de duas salas de aula em Cartagena, na Colômbia, beneficiando 200 crianças. Os funcionários da Dow também participaram da adequação, pintura e limpeza das salas de aulas.
 
O projeto tem por objetivo desenvolver espaços educativos em regiões da Colômbia, carentes de infraestrutura para reunir os alunos, além de disseminar o correto aproveitamento de toneladas de resíduos plásticos que são desperdiçados e afetam o meio ambiente. Outro aspecto positivo do projeto é oferecer uma alternativa econômica e sustentável para o desenvolvimento de projetos de moradia com blocos plásticos.
 
As salas de aula foram construídas em duas semanas e os blocos plásticos ajudam a manter a temperatura interna agradável e sem a necessidade do uso de ar condicionado, o que não acontece com a construção com tijolos tradicionais. Outra vantagem é que os blocos podem ser desmontados, transportados e montados em outro lugar.
 
A iniciativa contou com a participação de diversas entidades como Dow e seus clientes, Fundación Mamonal, Conceptos Plásticos, o Colégio Rochester de Bogotá e o Conselho Colombiano de Construção Sustentável, que tem o aval do Ministério da Educação e a Secretaria de Educação Distrital de Cartagena.