B&F Dias prepara novidades para a IFAT 2024

16/07/2023
O evento, um dos mais importantes do setor, acontecerá entre os dias 24 e 26 de abril de 2024.

Um levantamento realizado pela IFAT Brasil, a partir de dados de órgãos públicos e empresas privadas, aponta que o setor de saneamento tem o potencial de atrair um montante na ordem R$ 580 bilhões até 2033. Pedro Amaral, gestor de sistemas de secagem de lodo da B&F Dias, diz que investir em saneamento é cuidar da saúde pública. “Para cada dólar investido em saneamento há uma economia de quatro dólares na saúde pública”, calcula. Para Amaral, após o Marco Legal, o setor ficou ainda mais atrativo para o capital público, privado, nacional e/ou estrangeiro. 

“O agronegócio, a construção civil e o saneamento são o tripé do desenvolvimento do País”, comenta Carlos Lucchini, gerente de equipamentos e sistemas para tratamento de águas da B&F Dias. O executivo diz ainda que o Brasil tem enorme potencial, pois existem tecnologias que ainda não estão sendo aplicadas. “Podemos dar um passo além e modernizar uma estação de tratamento de esgoto, por exemplo, agregando valor pra que se transforme também em uma possível fábrica de recursos energéticos para fornecer matérias-primas e materiais para outros setores da economia”. 

Nesse sentido, a B&F Dias está investindo em novas tecnologias para atender o mercado de saneamento no país, que poderão ser vistas durante a IFAT Brasil, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, reunindo os diversos stakeholders da área do setor, além de proporcionar em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e de esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética. 
 
A B&F Dias adquiriu da Fluxo Sistemas portfólio de soluções inovadoras para tratamento de água e de efluentes A empresa ampliou também sua área produtiva e administrativa e está quase finalizando um prédio de regeneração de membranas. A&F Dias desenvolve também uma membrana de ultrafiltração espiral para o tratamento de água e reuso, além de contar com uma estação de tratamento de esgoto (ETE) modelo e um laboratório de testes interno. Uma tecnologia inovadora da B&F Dias é a secagem solar de lodo, que está alinhada aos principais conceitos do ESG, ao promover de fato a economia circular. A solução extrai a água e processa o lodo, transformando em rejeito, por meio do uso da energia solar. Esse rejeito pode ser usado como um recurso energético ou como matéria-prima no agro (adubo) e na construção civil (coprocessamento na indústria do cimento). “Os resultados são comprovados, pois essa tecnologia já tem sido utilizada fora do país”, afirma Amaral.
 
Além dos benefícios para o meio ambiente, com menor emissão de gases de efeito estufa e diminuição do descarte de resíduos aos aterros sanitários, os operadores também podem aumentar a rentabilidade, reduzir custos com transporte dos rejeitos, diminuição dos custos por tonelada de rejeito e previsibilidade no contrato. Para os gestores do aterro sanitário, esse rejeito vindo do lodo sem água torna-se uma matéria-prima que pode, inclusive, ser reutilizada para fazer a cobertura do aterro e a contenção de tipos de taludes. Lucchini lembra que no Brasil ainda se constrói estações de tratamento de água (ETAs) de forma convencional. Mas, existem tecnologias, como a de membranas, que possuem uma qualidade e produção de água mais eficiente, maior qualidade de tratamento. “Somente uma ETA com tecnologia de membrana vai atender as novas demandas de mercado e novas legislações”, explica.
 
Devido à forte estiagem que o Rio Grande do Sul atravessou no início deste ano, empresas e indústrias gaúchas recorreram às soluções da B&F Dias para reuso de água e de efluentes para manterem suas operações. Franco Losada Olevak, gerente técnico comercial de unidades móveis da B&F Dias, destaca que a água utilizada era de excelente qualidade. “As tecnologias existentes, como ultrafiltração e osmose, entregam uma qualidade com patamar superior exigida para uma água potável. E, elas já são aplicadas amplamente em países que sofrem com a escassez do recurso, como o Egito e Israel”, explica. A seu ver, outras tecnologias também podem revolucionar o mercado nacional, como a aplicação de ultravioleta para eliminar patógenos na água, e o uso de ozônio na saída das ETEs para garantir que a qualidade da água a ser despejada em rios. A B&F Dias conta também com unidades móveis para tratamento de água que são locadas pelas empresas ou por municípios que buscam um alto grau de pureza de água. Com um sistema Plug and Play, são dotadas de um sistema de monitoramento online para verificar a qualidade da água produzida e para realizar ajustes na performance dos equipamentos. Por serem de fácil instalação, evitam paradas do processo produtivo.

A IFAT Brasil contará com mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos. Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos. A feira será promovida pela Messe Muenchen do Brasil, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo, maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina.
A IFAT Brasil  - Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos será realizada entre 24 e 26 de abril de 2024 no São Paulo Expo. Maiores informações pelo site https://ifatbrasil.com.br/.