FONTES ALTERNATIVAS

Barco movido à energia solar é apresentado

16/12/2016

O engenheiro naval Lorenzo Souza, de Santa Catarina, desenvolveu o primeiro barco autônomo movido a energia solar no Brasil, apresentado no último dia 10 de dezembro em Búzios, no Rio de Janeiro, durante o Desafio Solar 2016.

A embarcação é composta por dois cascos, com placas fotovoltaicas, GPS, bússola e um sistema que recebe informações via satélite e indica a direção em que ele deve navegar. Não há necessidade de um piloto para guiar o barco. “Depois de alguns anos desenvolvendo projetos com equipes do Desafio, pensei na possibilidade de criar um barco que navegasse sem piloto e que usasse energia solar para alimentar o sistema de navegação”, conta Souza.

O projeto foi desenvolvido em parceria com engenheiros da Universidade Federal de Santa Catarina. Com apoio financeiro da Faperj, a ideia saiu do papel e a embarcação foi construída para ser apresentada no campeonato deste ano. “Não tenho registro de nenhuma embarcação como essa no país, talvez no mundo”, comemora o engenheiro.

O Desafio Solar Brasil é uma competição de barcos movidos à energia solar. O campeonato é promovido anualmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES (Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social), em parceria com a Enel, Prefeitura de Búzios e a Secretaria Estadual de Esporte. A edição 2016 contou com a participação de aproximadamente 250 estudantes, de quatro estados brasileiros. As provas aconteceram entre os dias 7 e 11 entre as 19 equipes participantes. As provas são divididas em sete etapas, com circuitos de até 12 km. O vencedor é a equipe que completar os percursos no menor tempo.