Atibaia Saneamento atinge nova marca de compostagem de lodo

11/03/2024
Ao todo, a iniciativa encaminhou quase 800 toneladas do resíduo sólido

A Atibaia Saneamento atingiu novo marco, em fevereiro de 2024, de destinação do lodo de esgoto, produzido ao longo do último ano nos processos de tratamento do efluente coletado na cidade. Ao todo, a iniciativa de descarte sustentável do material encaminhou quase 800 toneladas do resíduo sólido, volume atestado no recebimento de placa emitida pela Tera Ambiental, empresa especializada na valorização e transformação de resíduos orgânicos líquidos e sólidos, reforçando o compromisso e responsabilidade da operação do Grupo Iguá para a promoção da circularidade, em escala industrial, e preservação em suas atividades.


A Atibaia Saneamento atua em Parceira Público-Privada com a SAAE no sistema de esgotamento sanitário da cidade, e encaminha todo o lodo proveniente do tratamento de esgoto para uma área de compostagem, que transforma o resíduo em composto agrícola. Em 2023, o volume correspondeu a 600.546 m² de área adubada pelo fertilizante orgânico. Isso é possível porque o lodo, produto final do processo que acontece nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), é rico em nutrientes benéficos para o solo e as plantas.

Além do uso como fertilizante, outra grande vantagem da transformação do lodo é a redução de rejeitos nos aterros sanitários. Em 2023, por exemplo, mais de 780 toneladas do material coletado nas ETEs da Atibaia Saneamento foram destinadas para área de compostagem, onde o resíduo pôde passar pelos processos de redução de massa e volume, além da completa higienização, para que estivesse pronto para a utilização como adubo agrícola. Do montante, 300 toneladas foram devolvidas à agricultura local como fertilizantes orgânicos, uma alternativa mais econômica e rentável para os produtores rurais, já que o insumo costuma ser mais barato e tem melhor desempenho no solo, se comparado ao composto sintético. “Encerrar o processo de tratamento de esgoto local de forma sustentável impacta diretamente na preservação do meio ambiente e contribui para a economia de Atibaia e região por meio do fomento, principalmente, do trabalho rural. Por isso, temos muito orgulho dessa iniciativa e queremos colaborar, cada vez mais, para que o saneamento básico gere boas transformações”, finaliza o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.