PRÊMIO

ArcelorMittal tem 3Rs como tema

05/04/2018

O tema da 27ª edição do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente é “Meio ambiente e ciência: reduzir, reutilizar e reciclar – os 3 Rs no meu dia a dia”. A escolha reflete a preocupação com o destino correto do lixo, a importância da economia circular e a implementação de soluções ambientalmente corretas. Cerca de 228 mil kits educativos foram produzidos para distribuição às escolas participantes e os educadores vão ser qualificados nos meses de março e abril.

A competição é voltada para alunos e educadores e tem como objetivo incentivar a experimentação científica. A expectativa é que mais de 300 escolas públicas e particulares se envolvam no projeto. As instituições de ensino estão localizadas em 32 municípios de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Santa Catarina. “Além da consolidação do seu modelo por projeto de ciências, o concurso tem o desafio de alcançar a cada ano uma maior participação da comunidade escolar. Acredito que a meta será atingida em função do tema estar relacionado ao cotidiano das pessoas. A reutilização do lixo e a reciclagem são questões que ganham cada vez mais destaque no Brasil”, aponta Leonardo Gloor, diretor-presidente da Fundação ArcelorMittal.

O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2018 pretende envolver estudantes e professores sobre a importância do tema no cotidiano do aluno, estimular a curiosidade, o trabalho em equipe e a experimentação. Em linhas gerais, a proposta é que os resíduos gerados pela produção de uma indústria sirvam de matéria-prima reciclada para ela própria ou para outras. No caso da ArcelorMittal, 9% de sucata gerada pela empresa é reutilizada na fabricação de um novo aço.

O projeto é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e Meio Ambiente e com as unidades locais da ArcelorMittal e Belgo Bekaert. A edição 2017 do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente registrou aumento de 14% no número de alunos participantes e de 5% no total de escolas, em relação a 2016. No total, foram inscritos 425 projetos. Em 2017, 32 cidades participaram e foram beneficiadas cerca de 88 mil pessoas.