08/11/2019 SUSTENTABILIDADE

ArcelorMittal no Guia Exame

A ArcelorMittal obteve o 1º lugar no setor de Mineração, Siderurgia e Metalurgia no Guia Exame de Sustentabilidade, que circula no dia 7 de novembro. Esta é a 6ª vez que a companhia aparece no ranking graças às suas iniciativas sustentáveis desenvolvidas nas unidades. 
 
Com base na Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a ArcelorMittal adota iniciativas, como o desenvolvimento de produtos que incentivem estilos de vida mais sustentáveis; uso eficiente dos recursos e altos índices de reciclagem; usuário confiável do ar, da terra e da água e usuário responsável de energia, ajudando a criar um futuro com baixa emissão de carbono. “Sustentabilidade é um dos valores da ArcelorMittal. Trabalhamos para promover este conceito não só na empresa, mas em toda cadeia de fornecimento do aço, atuando em parceria com todos os stakeholders”, destaca o presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho.
 
A companhia também dá ênfase aos princípios de economia circular, que preveem reciclagem, redução de uso, reúso e remanufatura de vários componentes. Entre as ações inovadoras da empresa está à criação do Plano Diretor de Águas (PDA), implementado nas usinas com o objetivo de garantir a disponibilidade dos recursos hídricos para as operações e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos decorrentes da captação de água para produção do aço. O PDA ganhou o prêmio Steelie Awards na categoria Excelência em Sustentabilidade. 
 
Atualmente, a ArcelorMittal Brasil possui cerca de 98% de índice de recirculação de água dentre as produtoras de aço brasileiras. Outra marca de destaque, obtida em 2018, é a Declaração Ambiental de Produto (DAP), que reúne informações sobre o ciclo de vida e os impactos ambientais dos produtos de aço. Além disso, a unidade da ArcelorMittal em Tubarão está executando o projeto de dessalinização da água do mar, com capacidade de produzir até 500 m³/h de água industrial. As obras têm previsão de conclusão em 2021. 

Veja também

18/11/2019
SUSTENTABILIDADE | Plano da FLSmidth para cimento e mineração
04/11/2019
ARCELORMITTAL | Prêmio por projeto de dessalinização
25/09/2019
TÍTULOS VERDES | Sabará capta R$ 20 milhões
23/08/2019
SUSTENTABILIDADE | SP recebe Conferência em outubro
27/07/2019
SUSTENTABILIDADE | Projeto Mapa Cidades Sustentáveis
19/07/2019
INDÚSTRIA CIMENTEIRA | O esforço para reduzir emissões
17/06/2019
SUSTENTABILIDADE | Rodovia a partir das cinzas de carvão
27/05/2019
PLÁSTICO | Fibra da casca do arroz é opção
20/05/2019
SUSTENTABILIDADE | Startup desenvolve canudo de vidro