REÚSO

Aquapolo recebe prêmio internacional

14/09/2018
Projeto de reúso de água para fins industriais, o Aquapolo recebeu o National ENERGY GLOBE Award 2018, prêmio internacional que reúne projetos de 182 países e seleciona os melhores de cada um com foco em iniciativas que fazem uso sustentável de recursos naturais. O Aquapolo é uma parceria entre a BRK Ambiental e a Sabesp, inaugurado em 2012. 
 
Anualmente, cerca de dois mil projetos são submetidos à análise da comissão julgadora e o Aquapolo foi destaque para o Brasil nesta edição. O prêmio tem apoio do governo austríaco e de diversas organizações e empresas do setor de energia. “Vivemos no Brasil e em muitos lugares do mundo períodos cada vez mais prolongados de seca e restrição hídrica. O Aquapolo é um exemplo concreto de que é possível vencer essas barreiras e fazer um uso mais inteligente da água, um bem precioso e essencial para vida no planeta. Já provamos que temos tecnologia e operação de qualidade para transformar o esgoto em água limpa”, diz Marcos Asseburg, diretor da planta.
 
A planta do Aquapolo pode fornecer mil litros de água de reúso por segundo, volume equivalente ao consumo de água potável de 500 mil pessoas – uma cidade do porte de Santos (SP). São poupados 900 milhões de litros/mês de água, que podem ser direcionados para outros fins.
 
A água de reúso industrial é produzida a partir do esgoto tratado. O efluente passa por um novo tratamento, complementar, com tecnologia de ponta que inclui membranas de ultrafiltração e osmose reversa. Localizado em área de intensa produção industrial, o projeto abastece o Polo Petroquímico de Capuava, em Mauá (ABC paulista), além de três grandes indústrias na região.