22/02/2018 SÃO PAULO

Aprovadas duas novas UC’s na Billings

O Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (Consema) aprovou proposta de criação de duas novas unidades de conservação (UC’s) na Billings, na região metropolitana de São Paulo. Segundo a proposta aprovada, as novas unidades de conservação serão de proteção integral, sendo um Parque Estadual (Águas da Billings) e uma Floresta Estadual (Montanhão). As UC’s vão contribuir para preservar a área de manancial, além de servir de instrumento de lazer para a população da região. 
 
O Parque Estadual conta com uma estação de captação de água, responsável pelo abastecimento de água da região do ABC e parte de São Paulo, enquanto a Floresta Estadual Montanhão funcionará como importante corredor ecológico entre o Parque Estadual Águas da Billings e o Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André. 
 
A proposta contempla o estabelecimento de regras das atividades existentes, assim como a implantação de um sistema de trilhas interpretativas, um programa de educação ambiental e atendimento de instituições de ensino em visitas monitoradas, entre outras. Também previsto no Programa de Apoio a Proteção dos Mananciais, a criação dos parques é resultado da compensação ambiental pelo licenciamento do trecho sul do Rodoanel Mario Covas, quando foi firmado um termo de compromisso de compensação ambiental (TCCA).

Veja também

02/03/2018
SÃO PAULO | Cesp investe em biogás
09/11/2017
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO | Brasil tem áreas reconhecidas como Ramsar
24/07/2017
MATA ATLÂNTICA | Lançado estudo sobre UC’s municipais
13/04/2017
SÃO PAULO | Organizações revêem plano de metas
28/03/2017
SÃO PAULO | Sabesp inaugura ETA no Jundiaí
23/02/2017
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO | IEB repudia articulação do Governo para alterar limites