10/01/2017 LICENCIAMENTO

Apliquim Brasil Recicle é renovado em SP

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) renovou a Licença de Operação da Apliquim Brasil Recicle (ABR) para os próximos três anos. A Cetesb avaliou toda a documentação, informações e realizou fiscalizações durante mais de dez meses. A área autorizada é a linha de produção que fica no município de Paulínia, em São Paulo, e está licenciada até o final de 2019.

No caso da ABR, um dos critérios da liberação se baseia na geração, manipulação e no tratamento do mercúrio extraído em seu estado líquido elementar das lâmpadas, um resíduo tóxico e, por esse motivo, o órgão ambiental realiza um processo minucioso e longo. “É importante que as empresas contratantes tenham ciência da atividade que está licenciada, a empresa contratada, e a regularidade desses documentos perante aos órgãos ambientais e demais organismos governamentais. Os resíduos são de responsabilidade de quem produz até o final da sua destinação, ou seja, a destinação incorreta deste material, sem as devidas normas e certificações podem trazer prejuízos enormes para a contratante e danos irreparáveis para as pessoas e o meio ambiente”, afirma a gerente das fábricas da ABR, engenheira química Carla T. Nau.

A Cetesb disponibiliza para consulta as Licenças de Operação das empresas licenciadas. A documentação relacionada ao licenciamento e destinação dos resíduos pode ser acessada no link: http://licenciamento.cetesb.sp.gov.br/cetesb/processo_consulta.asp. No site da Companhia é possível consultar a Licença de Operação da ABR e de outras empresas e comparar as condicionantes.

Veja também

08/01/2018
LICENCIAMENTO | São Paulo cria o Via Rápida Ambiental
15/03/2017
LICENCIAMENTO AMBIENTAL | Rio Grande do Sul disponibiliza sistema online
10/08/2016
LICENCIAMENTO | Ibama arquiva processo de usina Tapajós
13/04/2016
LICENCIAMENTO AMBIENTAL | Conama perde apoio de ambientalistas
29/03/2016
LICENCIAMENTO AMBIENTAL | MPF e Proam debatem propostas de mudanças