CURSOS

ANA abre sete mil vagas de EaD

19/10/2015

A partir de 19 de outubro, a Agência Nacional de Águas (ANA) recebe inscrições para 7 mil vagas em cursos gratuitos, na modalidade de ensino a distância (EaD). Os interessados podem se inscrever através do site http://eadana.hospedagemdesites.ws/ até o próximo dia 25 de outubro ou até o preenchimento de todas as vagas. A seleção será feita por ordem de inscrição. A Agência oferecerá os seguintes temas : Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga (1000 vagas); Comitê de Bacia: O que É e o que Faz? (500 vagas); Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos (500 vagas); Cuidando das Águas (1000 vagas); Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Nordeste (1000 vagas); Lei das Águas (2000 vagas) e Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias (1000 vagas).

Os interessados podem se inscrever em até dois cursos simultaneamente e receberão a confirmação de matrícula no primeiro dia de cada capacitação. Os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações terão direito a um certificado, sendo que o tempo de duração das atividades pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada um.

Uma parceria entre ANA e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o curso Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga, tem duração de dez horas. As turmas acontecem de 09 a 15 de novembro e de 16 a 22 de novembro, cada uma com 500 vagas. A capacitação visa a apresentar noções básicas sobre práticas sustentáveis de uso dos recursos florestais da Caatinga e sua relação com a água. Previsto para acontecer de 27 de outubro a 08 de novembro com carga de 20 horas, o curso Comitê de Bacia: o que É e o que Faz? busca ensinar as atribuições e responsabilidades desses colegiados, além de incentivar a participação da sociedade na gestão da água. Também com 20 horas de carga, o tema Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos terá suas atividades entre 09 e 22 de novembro com foco no funcionamento da estrutura organizacional dos comitês, visando a melhorar o processo de gestão de recursos hídricos.

De 27 de outubro a 22 de novembro acontecerão dois cursos com carga de 40 horas: Cuidando das Águase Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias. O primeiro busca estimular os alunos a refletir sobre a responsabilidade de cada um no uso sustentável da água e sobre as possibilidades de melhoria da qualidade dos recursos hídricos. O segundo tem o objetivo de apresentar os instrumentos de planejamento dos recursos hídricos e de gestão de bacias. Também há duas turmas para o curso Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos no Nordeste com um total de 1000 vagas e carga de dez horas. As atividades acontecem de 27 de outubro a 1º de novembro e de 02 a 08 de novembro. A capacitação aborda o gerenciamento de recursos hídricos no Nordeste, considerando as peculiaridades da região no que diz respeito à disponibilidade hídrica. O curso Lei das Águas tem carga de 20 horas e acontecerá em duas turmas: de 27 de outubro a 08 de novembro e de 09 a 22 de novembro. A capacitação aborda a Política Nacional de Recursos Hídricos e os conceitos básicos relacionados à gestão das águas. Além disso, ensina os alunos a identificarem formas de atuação responsável para o uso e gestão do recurso.

Em 2014, a Agência capacitou mais de 22 mil pessoas. Para 2015, a expectativa é bater este recorde com mais de 33 mil alunos. Maiores informações podem ser obtidas no portal da ANA (www.ana.gov.br), onde o interessado pode assistir animações sobre os cursos.