PAINEIS FOTOVOLTAICOS

Amcor utiliza polímero da Solvay na produção

27/07/2015

A Solvay Specialty Polymers, fornecedora global de termoplásticos de alto desempenho, anunciou na Intersolar North America 2015 que os filmes extrudados a partir de sua resina de alto desempenho Halar® 500, à base de etileno clorotrifluoretileno (ECTFE), viabilizaram o desenvolvimento de filmes frontais para paineis fotovoltaicos mais leves e duráveis pela Amcor, fornecedora mundial de filmes e materiais flexíveis. Os filmes frontais leves e flexíveis Rayotec® e Ceramis® da Amcor já são comercializados nos Estados Unidos. “Proteção, redução de peso e durabilidade estão entre os principais critérios para filmes frontais destinados ao mercado norte-americano, atualmente em rápido crescimento para aplicações fotovoltaicas integradas a edifícios", disse Wojciech Skalbani, Diretor global de Vendas e Marketing de produtos técnicos na Amcor. "A combinação única de propriedades de desempenho fornecidas pela resina Halar® 500 da Solvay permitiu que as nossos filmes Rayotec® e Ceramis® atendessem a esses e outros requisitos exigentes, oferecendo uma nova solução competitiva para indústria solar nos EUA."

O Halar® 500 ECTFE é um fluoropolímero processável por fusão, que pode ser extrudado para produzir filmes transparentes com larguras de até 1,5 m e com várias espessuras. Aplicado como o material leve principal no filme frontal Rayotec® da Amcor, a resina Halar® ECTFE da Solvay oferece novas opções para diminuir significativamente o peso dos painéis solares de silício cristalino. A Amcor também escolheu um filme à base de Halar® 500 ECTFE como uma camada adicional de proteção para seu filme fotovoltaico frontal Ceramis®, que visa aplicações de painéis solares de Cobre-Índio-Gálio-Selênio (CIGS). Este filme frontal incorpora uma camada de óxido de silício que oferece uma barreira contra a umidade, sendo esta fundamental para o desempenho de longa duração dos painéis de CIGS. A resina Halar® 500 ECTFE também é resistente aos raios UV, o que protege a camada sensível, assegurando o perfeito desempenho de ambas as partes, da camada frontal e do painel CIGS terminado.

 “As resinas de alto desempenho baseadas em Halar® ECTFE da Solvay ajudam as indústrias inovadoras e importantes como a Amcor a explorar novos caminhos para a concepção de módulos solares duráveis e leves, que são mais facilmente integrados a formas complexas ", disse Philippe-Jacques Leng, Gerente de mercado global para filmes da Solvay Specialty Polymers. "Estamos comprometidos em apoiar o crescimento de aplicações PV integrados a edifícios e outros mercados de energia solar, à medida que os consumidores ao redor do globo buscam fontes de energia mais sustentáveis." As resinas Halar® ECTFE da Solvay e as folhas frontais PV da Amcor estão disponíveis em todo o mundo.

Tags