Aldeia indígena de Alagoas ganha acesso à água potável

16/04/2023
A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Aldeia Indígena Kariri-Xocó beneficiará aproximadamente 2.500 indígenas

A cobrança pelo uso de recursos hídricos realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e pela Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco garantiu investimentos de cerca de R$ 8,6 milhões para um sistema de abastecimento para a aldeia indígena Kariri-Xocó, localizada em Porto Real do Colégio (AL). 

A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Aldeia Indígena Kariri-Xocó beneficiará aproximadamente 2.500 indígenas com água potável, o que garantirá melhoria na saúde e na qualidade, para um povo que, historicamente enfrenta dificuldades no abastecimento de água. O sistema de abastecimento contempla uma nova captação na bacia do São Francisco, adução, tratamento, armazenamento e distribuição de água tratada para essa comunidade.

Em 2018, uma ação conjunta do CBHSF, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) beneficiou a comunidade da aldeia indígena Kariri-Xocó. À época havia uma demanda urgente de água potável e, por isso, foi aberto um dreno que garantiu água limpa para a população provisoriamente. Com o novo sistema inaugurado, a localidade passou a contar com uma solução perene para essa demanda da aldeia.