GUARAPIRANGA

Acordo para limpeza da represa

27/03/2017
O Governo e a Prefeitura de São Paulo assinaram termo de cooperação para renovação do programa Nossa Guarapiranga por 12 meses e possibilidade de prorrogação por mais cinco anos. O projeto visa a limpeza, remoção de resíduos e conservação do espelho d’água da represa, com a implantação de 11 ecobarreiras, além de outras iniciativas.
“Os afluentes que chegam à represa trazem muita sujeira, como plásticos e pneus. Teremos 1,1 km de ecobarras e 10 embarcações para tirar a sujeira e as algas do fundo da represa”, disse o governador Geraldo Alckmin. “É um trabalho conjunto com a prefeitura que vai levar o material para os aterros. Com isso, nós estamos aumentando a sua capacidade de reservação”. 
 
O programa Nossa Guarapiranga já retirou 121 mil m³ de resíduos da represa e de suas margens, desde 2011, quando foi lançado. Os resíduos são retirados por embarcações pequenas e de grande porte que os transfere para áreas de transbordo, de onde são transportados pela prefeitura para os aterros sanitários.
 
Sobre a questão de abastecimento, o governador disse que as obras em andamento estão dentro do cronograma estabelecido. “No segundo semestre, nós entregaremos a PPP (Parceria Público-Privada) do São Lourenço (novo manancial para abastecer a Região Metropolitana), mais 6,4 mil litros de água por segundo, e a interligação da Bacia do Paraíba com a Represa de Atibainha”, continuou o governador.