Acidentes por descarte incorreto de perfurantes

27/01/2017
Cerca de 21% dos acidentes de trabalho na área de saúde estão relacionados ao descarte de materiais perfurocortantes.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estão coordenando Grupo de Trabalho para revisão da norma ABNT NBR 13853, que trata dos coletores (recipientes) destinados ao descarte de resíduos de serviços de saúde perfurantes ou cortantes. Segundo dados da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), cerca de 21% dos acidentes de trabalho ocorridos na área de saúde estão relacionados ao descarte de materiais perfurocortantes.

“No Brasil, a caixa coletora mais comum é feita de papelão. Isso gera alguns acidentes recorrentes, relacionados à perfuração da caixa por agulhas e bisturis, à ultrapassagem do limite de enchimento, a dificuldades na montagem da caixa coletora e ao manuseio incorreto desses recipientes, que não podem ser carregados por uma alça só ou molhados, por exemplo”, elenca Rogério Parra, coordenador do grupo de trabalho e pesquisador do IPT.

Os trabalhos devem ser concluídos em 2017 e têm como principal objetivo reduzir os riscos de acidentes durante o descarte, coleta e o tratamento destes resíduos, e desta forma corrigindo os gargalos da norma em vigência. O Grupo de Trabalho conta com fabricantes de caixas de acondicionamento, fornecedores e coletores de caixas em hospitais, ambulatórios e clínicas, representantes de instituições e sindicatos das áreas hospitalar e farmacêutica, além de órgãos ambientais, reguladores e de proteção à segurança do trabalhador. “Essa revisão é importante porque a norma permeia o dia a dia das pessoas, inclusive de pacientes e seus familiares. Todo local onde a caixa está presente oferece um risco em potencial, porque ela contém resíduos perigosos, possivelmente contaminados por fluidos corporais e portadores de doenças. Se ocorre algum problema no descarte, manuseio ou transporte, qualquer acidente, por mínimo que seja, torna-se grave”, finaliza o pesquisador.