ITAIPU

2,5 bilhões de MW/h desde 1984

24/11/2017
A usina de Itaipu comemorou, dia 22 de novembro, a marca de 2,5 bilhões de MW/h de energia acumulada desde quando começou a operar, em 1984. Com esta produção acumulada, seria possível iluminar o Brasil por cinco anos e três meses; o Paraguai por 176 anos; a Argentina por 19 anos; o Reino Unido por sete anos e dois meses; a região Sul do Brasil por 29,5 anos; e o Estado de São Paulo por 18 anos.
 
Se fosse possível armazenar toda essa energia, ela seria suficiente para abastecer o mundo por 41 dias; a Europa por nove meses e seis dias; a Alemanha por quatro anos e quatro meses; a França por cinco anos e um mês; os Estados Unidos por sete meses e oito dias; e a China por cinco meses e 25 dias. Para gerar a mesma quantidade de energia com fonte térmica a óleo, seriam necessários cinco bilhões de barris de petróleo, o equivalente a 51 dias da produção petrolífera mundial (com base nos dados do ano passado) e que levariam à emissão de 1,7 bilhão de toneladas de CO2. Em 2016, a Itaipu fechou o ano com o recorde mundial de 103 milhões de MWh e abasteceu 17% do consumo do Brasil e 76% do Paraguai. 
 
CI-MES
 
Na ocasião, a Itaipu inaugura também o Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES), que funcionará em um novo prédio construído próximo ao Galpão 5, onde Itaipu já desenvolve o Programa Veículo Elétrico.
 
Segundo a empresa, o Centro irá melhorar a infraestrutura dedicada às iniciativas desenvolvidas no campo da mobilidade elétrica sustentável, especialmente no âmbito do Programa Veículo Elétrico. A inauguração do novo espaço atende às diretrizes institucionais de contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do Brasil e do Paraguai. No espaço estará exposta parte da frota de veículos elétricos, de avião a ônibus.