24/07/2017 TRANSPORTES

Ônibus sustentável movido a biometano

Uma parceria entre Scania, Comgás e Agility proporcionou o primeiro ônibus nacional movido a biometano/GNV, apresentado durante o Fórum Brasil de Gestão Ambiental, realizado em Campinas (SP). O veículo foi usado nos traslados do aeroporto de Viracopos até o local do evento, o Expo Dom Pedro, onde também ficou exposto aos visitantes.
 
“O ônibus Scania, que utiliza como combustível biometano, GNV ou uma mistura de ambos em qualquer proporção, vem despertando o interesse da sociedade como uma solução para uma mobilidade urbana mais sustentável, considerando os aspectos tecnológicos, ambientais e econômicos”, explica Eduardo Monteiro, responsável por desenvolvimento do mercado de Ônibus Urbanos da Scania no Brasil. “Esse ônibus chama a atenção pela redução de custos operacionais por quilômetro rodado. Além da diminuição da poluição sonora e de emissões, pois em comparação com um veículo similar a diesel ele emite 85% menos gases poluentes, se abastecido com biometano, e 70%, se estiver movido com GNV.”
 
A Comgás é uma das parceiras da Scania no projeto, através do GNV. “O gás natural possui baixos índices de poluição global e local. Ou seja, é uma energia limpa, que pouco contribui para o crescimento do efeito estufa, e afeta menos a saúde das pessoas se comparado a combustíveis fósseis, por exemplo. Além disso, tem uma excelente competitividade em comparação aos combustíveis de baixo custo, como o diesel e biodiesel”, afirma Ricardo Vallejo, gerente de marketing GNV na Comgás. Já a Agility Fuel Solutions, fornecedora de soluções para a mobilidade sustentável, por meio da fabricação de cilindros de fibra de carbono e outros componentes para o sistema de armazenamento de gás natural participa da parceria. “Nossos equipamentos permitem o uso seguro e efetivo do gás natural como combustível em ônibus. E garantem um retorno rápido do investimento”, afirma o diretor de vendas, Antonio Bermudo.
 
A linha Scania com motor a gás veicular natural (GNV/biometano) oferece três modelos. O K 280 4x2, que pode receber carrocerias de 12,5 a 13,20 metros de comprimento. O K 280 6x2, de 15 metros de comprimento e dois eixos direcionais. Ambos equipados com motor de 280 cavalos. E o articulado K 320 6x2/2, de 18 metros, com propulsor de 320 cavalos.