Wise recicla mais de 30 mil toneladas de plástico

29/11/2021
Com sede em Itatiba (SP), a recicladora Wise atualmente recicla mais de 30 mil toneladas de plástico por ano.

Com sede em Itatiba (SP), a recicladora Wise atualmente recicla mais de 30 mil toneladas de plástico por ano. Uma das estratégias adotadas pela empresa foi a criação de dormentes poliméricos para ferrovias, que são peças colocadas nas vias férreas para compor e reforçar o trilho, geralmente fabricadas em madeira ou concreto. Segundo Bruno Igel, diretor da Wise, o produto fabricado em plástico reciclado tem um custo-benefício competitivo em relação às alternativas disponíveis. "Estamos crescendo em termos de volume de reciclagem no país e precisamos pensar cada vez mais em soluções alternativas para destinar esses resíduos", afirma.

O diretor lembra que o perfil do reciclador tem mudado nos últimos anos – o que era visto majoritariamente em periferias, hoje em dia tem a participação de grandes players no setor, o que mostra a evolução do mercado, principalmente em relação ao desenvolvimento de tecnologia. "Nós temos três grandes desafios, que passam pela necessidade de avanço da tecnologia, pela logística com boas iniciativas para aumentar a circularidade do plástico, e pelo arcabouço legal que, resumidamente, diz respeito à ausência de regulamentação e ao incentivo para o investimento", explica Igel.

Mariana Cardoso, integrante do grupo de trabalho do PICPlast, diz que o foco dessa indústria nos próximos anos deve ser o estímulo em relação à inovação e a qualificação profissional. "Por meio de uma série de programas direcionados aos interesses do setor, nossa iniciativa contribui para a competitividade e a produtividade da transformação de plástico no país, promove investimentos para estimular as exportações de produtos transformados, além de direcionar esforços para a promoção das vantagens do plástico, corroborando também com a cadeia da reciclagem" finaliza.