Vale inicia implantação do projeto Sol do Cerrado

14/02/2022
A obra permitirá o escoamento da energia produzida no empreendimento para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

A Vale iniciou em janeiro a implantação da linha de transmissão do Projeto Sol do Cerrado, no município de Jaíba (MG). A obra permitirá o escoamento da energia produzida no empreendimento para o Sistema Interligado Nacional (SIN). O Sol do Cerrado abrange a construção de uma usina fotovoltaica com 17 subparques e é um dos maiores parques de geração de energia solar da América Latina, com potência instalada de 766 Megawatts-pico (MWp) e capacidade de produção de energia de 1,7 GWh/ano. 

No momento, 1.800 profissionais trabalham na construção e montagem do projeto, dos quais 47% formados por mão-de-obra local. Outros 200 postos de trabalho serão gerados no pico das obras de implantação da linha de transmissão, com previsão de conclusão em julho deste ano. A linha de transmissão irá operar com tensão de 230 kV e terá, aproximadamente, 15 km de extensão, em circuito duplo, com 39 torres, sendo 25 estaiadas e 14 autoportantes. 

A linha de transmissão ligará a Subestação Coletora Sol do Cerrado, também em implantação, ao bay de conexão na Subestação Jaíba, para escoamento da energia ao Sistema Interligado Nacional. O início das operações do Projeto Sol do Cerrado está previsto para o segundo semestre de 2022. 

As obras de implantação da usina solar, que incluem 17 subparques estão avançando e ocupam uma área de mais de 1.280 hectares na zona rural de Jaíba. Com o início do recebimento das placas solares fabricadas na China, já está em curso a montagem dos rastreadores (trackers) e integração aos eletrocentros solares. A Vale está investindo cerca de US$ 500 milhões na implantação do projeto.

O Projeto Sol do Cerrado integra a meta global da Vale de atingir 100% de energia renovável até 2030, sendo que no Brasil, até 2025. A energia gerada no projeto irá corresponder a 13% da demanda estimada da empresa em 2025. O consumo de fonte de energia solar reduz as emissões de carbono, fazendo com que o projeto contribua, significativamente, para a transição da Vale para uma mineração neutra em emissões de carbono até 2050, alinhado ao Acordo de Paris. Maiores informações sobre o projeto no http://www.vale.com/brasil/pt/aboutvale/news/paginas/vale-informa-sobre-projeto-solar-sol-do-cerrado.aspx