Uniabes promove Programa de Capacitação

06/07/2021
O público-alvo é composto por Gestores públicos e profissionais de nível superior interessados na Gestão dos Serviços de Limpeza Urbana.

O Centro de Capacitação Uniabes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) promove, a partir de 8 de julho, o ‘Programa de Capacitação de Resíduos Sólidos’ totalmente online. O público-alvo é composto por Gestores públicos e profissionais de nível superior interessados na Gestão dos Serviços de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos. 

O Programa de Capacitação é composto por 22 módulos que irão abranger temas, como gestão dos serviços de responsabilidade pública e de responsabilidade privada, do nível municipal ao regional; da educação e mobilização da população no controle social; desenvolvimento de planos locais e regionais, dando eficiência aos processos administrativos, implantando instalações adequadas à sua função; elaboração de sistemas racionais de coleta convencional, seletiva, de resíduos da varrição; além de apontar as opções de tratamentos e de disposição final dos rejeitos. 

Além disso, o programa aborda também o papel do gestor dos serviços, dos técnicos e dos garis da operação; da compostagem caseira à compostagem industrial acelerada; da não-geração, à economia circular; da prestação individualizada dos resíduos à prestação regionalizada; do apoio e da contratação dos catadores como prestadores de serviços públicos; da elaboração de aterros de pequeno aos de grande porte; da práticas para o fechamento dos lixões, perpassando por toda a legislação ambiental que regula o setor de resíduos sólidos.

A Uniabes acredita que o Programa possa ser uma ferramenta para alcançar o desafio de sanar o déficit do setor de resíduos em temos de seu manejo adequado com a implantação de sistemas com escala e que sejam capazes de cumprir a meta de aterramento somente dos rejeitos.

Serão realizados webinars para tratar dos desafios para construir uma nova realidade da gestão dos resíduos sólidos no Brasil. Conheça os 22 módulos no http://uniabes.com.br/wp-content/uploads/2021/03/PROGRAMA-COMPLETO-RESIDUOS22a.pdf.