Reciclagem de latas chega a 98,7% no Brasil em 2021

20/05/2023
33 bilhões de latas de alumínio para bebidas foram recicladas

Segundo números da Recicla Latas, entidade responsável pelo programa de aperfeiçoamento da reciclagem do material, o Brasil reciclou 98,7% das unidades disponíveis no mercado em 2021, ou seja, 33 bilhões de latas de alumínio para bebidas. A reciclagem de resíduos sólidos é um processo que permite a transformação de materiais descartados em novos produtos, reduzindo a demanda por matérias-primas virgens, o que contribui para a diminuição da exploração de recursos naturais, muitas vezes não renováveis, como minérios e petróleo. 

A reciclagem de uma tonelada de alumínio economiza 95% de energia elétrica e evita a extração de cinco toneladas de bauxita, matéria-prima para a obtenção de alumínio. “O estado do Rio, por exemplo, é um local que precisa ter um cuidado dobrado com a destinação correta dos resíduos sólidos gerados nos centros urbanos, pois uma inadequada destinação destes materiais impacta diretamente os ecossistemas que compõem o estado como rios e florestas. Como as áreas verdes se conectam com o oceano a partir dos rios, a má gestão dos resíduos no interior do estado pode causar não somente um impacto local, mas regional, pela chegada dos resíduos aos oceanos”, destaca Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas.

A reciclagem é positiva ainda para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. De acordo com dados da Recicla Latas, em dez anos, a reciclagem de latas de alumínio para bebidas no Brasil evitou a emissão de 15 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Só em 2021, foram aproximadamente dois milhões de toneladas que não foram liberadas para a atmosfera. 

A Recicla Latas diz ainda que mais de 800 mil famílias brasileiras são beneficiadas pela reciclagem de latas de alumínio, a qual injeta, anualmente, R$ 6 bilhões na economia brasileira. “Para que possamos ter um futuro melhor e desempenhar um papel significativo de reciclagem também para outros tipos de resíduos, é fundamental refletir sobre nossos hábitos de consumo e descarte. Cada ação individual faz a diferença e contribui para um futuro mais sustentável. A reciclagem é uma poderosa ferramenta para a construção de um mundo melhor, no qual os recursos são valorizados, o meio ambiente é protegido e as gerações futuras têm a oportunidade de desfrutar de um planeta saudável”, finaliza Renato Paquet.