Premiação por projeto em Santa Catarina

11/07/2022
O concurso reconhece empresas e organizações que desenvolvem ações em prol do meio ambiente no Estado. 

A empresa brasileira-canadense Core Case venceu a categoria “Projetos Socioambientais” do 23º Prêmio Fritz Müller com o projeto We Nature. O concurso é desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e reconhece empresas e organizações que desenvolvem ações em prol do meio ambiente no Estado. 

O projeto We Nature é patrocinado pela Core Case em parceria com a ONG Eco Local Brasil e, em 2021, recolheu 43 toneladas de resíduos de praias do Litoral Sul do Brasil. Além dos mutirões com voluntários e instituições vinculadas à causa ambiental, a iniciativa também classifica todo o material encontrado e lhe dá o destino mais adequado. “A maior parte do que é encontrado nas ações é enviada à reciclagem. O mais interessante é que conseguimos desenvolver uma utilidade para itens que seriam descartados em aterros, por serem considerados não-recicláveis. Eles viram matéria-prima para mesas, bancos, vasos de plantas ecológicos”, diz Eduardo do Rosário, gerente de Marketing da empresa. 

A Core Case produz artigos reciclados para o setor de mineração há mais de dez anos e, há quase três anos, lançou uma linha de roupas e acessórios voltados à sustentabilidade. A empresa desenvolveu produtos ecológicos feitos a partir dos resíduos recolhidos nos mutirões. “Antes de todas as ações, explicamos aos participantes como será a atividade, reforçamos o impacto destes resíduos, distribuímos luvas e sacos de lixo e instruções para a coleta. Ao fim de cada ação, nós realizamos a pesagem e a classificação dos resíduos encontrados”, diz Filipe Pedroso de Oliveira, coordenador da Eco Local Brasil. 

O CEO da Core Case, Daniel Bortowski, diz que o sucesso do projeto se deve à união de propósitos. “Do encontro com a Eco Local Brasil nasceu este projeto. Uma iniciativa que está alinhada à filosofia da nossa marca, que é de ajudar a repensar as nossas escolhas e construir um planeta mais sustentável”, afirmou. Na edição deste ano, o Prêmio Fritz Müller também reconheceu iniciativas ambientais da Epagri, Portobello, Cooperativa Aurora, Whirlpool, BMW do Brasil, GDC Alimentos S.A (Gomes da Costa), Schulz Compressores, RPPN Catarinense e Escola da Fazenda. A premiação é dividida em 12 categorias e, segundo a organização, recebeu inscrições de 88 projetos e ações.

O diretor da Core Case, Flávio Ramos, reconhece que a premiação traz visibilidade às empresas que já assumiram um compromisso com a sustentabilidade em Santa Catarina. “O Prêmio Fritz Muller mostra aos consumidores que existem marcas realmente comprometidas em reduzir os danos ao meio ambiente. Estamos orgulhosos por ser parte deste grupo e assim poder inspirar outros negócios a implementarem as suas próprias ações”, afirmou.