Pacto Global lança ferramenta

04/06/2021
A ferramenta oferece orientação sobre como fortalecer a cultura empresarial, ética, desempenho e apoiar instituições, leis e sistemas públicos.

O Pacto Global da ONU lançou uma nova ferramenta para acelerar a ação empresarial do elemento "G", de governança, dentro da sigla ESG que engloba também aspectos ambientais e sociais. A ferramenta “ODS 16 Enquadramento Empresarial: Inspirando a Governança Transformacional” (https://sdg16.unglobalcompact.org/) oferece às companhias orientação sobre como fortalecer a cultura empresarial, a ética e o desempenho e apoiar instituições, leis e sistemas públicos. 

O tema será discutido durante a Cúpula de Líderes do Pacto Global da ONU marcada para o dia 16 de junho de 2021, a partir das 05h15 (Eastern Time - ET), durante a sessão "The Road to Transformational Governance: Launch the Business Framework for Peace, Justice and Strong Institutions", que contará com a presença de Alyssa Auberger, diretora-chefe de sustentabilidade da Baker McKenzie; Leanne Geale, vice-presidente executiva e conselheira geral da Nestlé; Jean-Christophe Sautory, diretor de ética, risco e conformidade da L'Oréal; Maliha Khalid, fundadora e CEO da Doctorly; e Nozipho January-Bardill, presidente da Rede Local do Pacto Global da África do Sul. O objetivo 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável inclui 12 alvos específicos que promovem sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, fornecem acesso à justiça para todos e constroem instituições eficazes, responsáveis ​​e inclusivas. 

O ODS 16 Business Framework ajudará as empresas a adotar a governança transformacional, uma filosofia baseada em princípios que exige que os negócios sejam mais responsáveis, éticos, inclusivos e transparentes. O objetivo é impulsionar uma conduta empresarial responsável, um desempenho ESG aprimorado e instituições públicas, leis e sistemas fortalecidos. A governança transformacional é um prisma por meio do qual as empresas podem expandir sua compreensão do "G" em ESG. Ele demonstra as razões e como empresas podem avaliar e implementar cada meta do ODS 16 por meio de atividades internas e externas, incluindo-as em todas as suas cadeias de suprimentos. "A pandemia de COVID-19 e as crises convergentes - incluindo mudança climática, incerteza econômica, desigualdade social e desinformação - mostraram que as empresas não operam independentemente da sociedade em geral. Elas podem e devem desempenhar seu papel na promoção da liderança ética e na construção da confiança entre as instituições públicas e privadas e a sociedade civil. A ferramenta orienta as empresas na jornada para a governança transformacional, indo além da conformidade para se tornarem defensoras dos princípios de paz, justiça e instituições fortes", disse Sanda Ojiambo, CEO e diretora-executiva do Pacto Global da ONU.

O ODS 16 Business Framework quer aprofundar a compreensão do papel que as empresas podem desempenhar no avanço dessas questões, fortalecer o engajamento multifuncional e encorajar as organizações a avaliar onde estão e a identificar oportunidades de melhorias, bem como incorporar à supervisão do conselho e da gestão, valores e cultura, estratégias, políticas, operações e relacionamentos. A ferramenta se baseia em percepções de mais de 60 líderes empresariais e consultas em 14 países ao redor do mundo e reflete a Declaração de Líderes Empresariais para Cooperação Global Renovada, documento que foi assinado por mais de 1.300 CEOs de empresas em mais de 100 países e entregue ao Secretário-Geral das Nações Unidas durante o 75º aniversário da ONU. A Declaração demonstrou apoio ao multilateralismo inclusivo e aos objetivos do ODS 16, e a nova ferramenta formará a base para o enfoque do Pacto Global da ONU em Governança Transformacional como parte de sua Estratégia para 2023.

Tags