Óleo combustível para reduzir CO2 no ABC

14/02/2022
O projeto Vesta de modernização do sistema elétrico, contou com investimento de R$ 600 milhões.

As equipes das áreas Industrial e de Desenvolvimento de Combustíveis da Braskem desenvolveram o projeto Óleo C10+ com o objetivo de encontrar alternativas para o excedente de energia produzida no Polo Petroquímico do ABC Paulista, além de reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) na unidade. 

O projeto Vesta de modernização do sistema elétrico, realizado em parceria com a Siemens para melhorar a eficiência energética no Polo do ABC, contou com investimento de R$ 600 milhões. Segundo a Braskem, o projeto iria gerar um excedente de 3 mil kt (quilotoneladas) por mês de Unileve (combustível líquido gerado por coprodutos e utilizado para queima nas caldeiras da unidade da Braskem em Santo André), que é composto por diversas correntes com propriedades químicas diferentes, não atendendo à regulamentação de óleos combustíveis e tornando-se um desafio para a companhia.

Com isso, a melhor alternativa seria a segregação do C10+, uma das correntes que compõe 70% do Unileve, e a partir disso foi estruturado um plano para garantir a qualidade e viabilizar estocagem com a adequação de um tanque para receber o novo produto e construção de novas linhas para proporcionar o carregamento seguro de carretas. “Com a destinação da principal corrente que compõe o Unileve, a nossa unidade passa a ter maior flexibilidade energética e autonomia para gerir questões relacionadas ao balanço dos combustíveis líquidos”, afirma Rafael Monteiro, Engenheiro de produção do núcleo de Aromáticos da Braskem. “Em paralelo, a nossa área comercial de combustíveis expandiu seu portfólio de produtos, com mais uma solução para o mercado de energia”, completa Tadeu Demboski da área de Desenvolvimento de Combustíveis. Outro ponto positivo, é que o projeto deixará de queimar o Unileve na planta industrial e a companhia estima redução de cerca de 10kt (quilotoneladas) da emissão de CO2 até o final de 2022.