Líderes industriais discutem gestão de resíduos sólidos

08/08/2024
Os especialistas apresentaram exemplos adotados com as práticas de gestão de resíduos, demonstrando que é possível conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental

Para discutir os principais desafios e oportunidades para a implementação de práticas sustentáveis de gestão dos resíduos, no futuro, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sediou, no dia 7 de agosto, o workshop sobre gestão integrada e compartilhada de resíduos sólidos, que reuniu empresários, gestores públicos, estudantes e profissionais do setor.

Fabricio Soler, advogado e Diretor de Saneamento na Fiesp, destacou a importância da economia circular, ressaltando que a gestão eficiente dos resíduos é por meio de fiscalização e controle. “As normas estão aqui, mas precisamos que a política pública reaja”.

Durante o evento também foram abordados temas como novos modelos de negócios para a circularidade de resíduos e recursos com o Presidente da Abrema (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente), Pedro Maranhão, Presidente do Conselho Gestor do Instituto REVER, Paulo Petroni, e o coordenador de resíduos da SEMIL, Evaldo Azevedo. Os especialistas apresentaram exemplos adotados com as práticas de gestão de resíduos, demonstrando que é possível conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “As prefeituras têm que cumprir com as leis e olhar para o resíduo de forma prioritária. É ambiental. É saúde pública”, afirma Maranhão.

Também foi destacada a alavancagem da indústria da reciclagem com preços competitivos, soluções com escala, créditos ambientais e a mudança comportamental. “Alguns países recorrem à economia comportamental – penalizando aquele que desperdiça e valorizando aquele usuário que contribui para a reciclagem” afirma Azevedo.

O workshop reforçou a necessidade de uma atuação conjunta entre o setor público e privado para promover a gestão integrada e compartilhada de resíduos sólidos, destacando a importância da educação nas escolas, informação e divulgação nos meios de comunicação.

Por Luana Oliveira