Leilão do Amapá traz novo player ao setor

23/09/2021

 

Mara Fornari

Mais uma concessão modelada pelo BNDES – desta vez a que prevê a universalização dos serviços de água e esgoto no Amapá – foi a leilão na B3, em São Paulo, no início de setembro e teve como vencedor o Consórcio Marco Zero, formado pelas empresas Equatorial Participações e Investimentos e Sam Ambiental (do Grupo Aterpa), com participações respectivas de 80% e 20%.

A proposta vencedora deverá garantir a prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário para 738 mil habitantes dos 16 municípios do Estado, atual mente atendidos pela Caesa (Companhia de Água e Esgoto do Amapá). Os investimentos previstos durante a vigência de 35 anos do contrato são da ordem de R$ 3 bilhões, além de outros R$ 880 milhões em área fora da concessão.

Conforme a modelagem desenhada pelo BNDES, a nova concessionária deverá garantir a universalização nos primeiros 11 anos de atuação, o que prevê 99% da população do estado com abastecimento de água e 68% das pessoas com rede de esgotamento sanitário, devendo chegar este índice a 90% dos amapaenses no 17º ano da concessão.

Um grande desafio, considerando que pouco mais de um terço da população do Amapá tem acesso à água e apenas 7% contam com os serviços de esgotamento sanitário. O sucesso do leilão foi comemorado pelo presidente do BNDES, Gustavo Montezano: “o Amapá vive um dia de conquista. Conquista de dignidade, desenvolvimento econômico, social e ambiental. Dignidade que vem com garantia de acesso a água e esgoto para quem não sabe o que é isso. Essa é a primeira concessão plena de saneamento no território brasileiro, e também a primeira concessão de saneamento em toda a região norte”

Leia a matéria completa na edição 199 de Saneamento Ambiental