Itaú Unibanco investirá R$ 400 bi até 2025

17/06/2021
A grande novidade do novo compromisso sustentável são os instrumentos financeiros como green bonds ou sustainability linked bonds.

O Itaú Unibanco irá contribuir com R$ 400 bilhões até 2025 por meio de iniciativas de negócio que promovam uma economia sustentável e cada vez mais verde e inclusiva. Os recursos irão contemplar três grandes frentes de atuação: concessão de crédito em setores de impacto positivo na sociedade; estruturação de operações ESG com clientes, como ESG bonds, ESG loans e debêntures verdes; e produtos ESG para o varejo, como financiamento de carros elétricos/híbridos, painéis solares e microcrédito.

Para implementação dessa Agenda Sustentável, o banco revisitou a sua taxonomia interna e a classificação própria de “impacto positivo”, considerando os conceitos que estão sendo discutidos no mundo pela União Europeia, pela Climate Bonds Initiative e pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, no âmbito da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)., as entidades levam cada vez mais em conta aspectos fundamentais de governança interdisciplinar, que vão desde a transição para uma economia de baixo carbono até o bem-estar da sociedade e o apoio de determinados setores às políticas públicas, econômicas, comerciais e governamentais. 

O Itaú Unibanco investirá em energia renovável (solar, eólica e pequenas hidroelétricas); serviços de energia, que diminuem seu custo, tornando este serviço básico mais acessível em todo o país; saúde e educação, como hospitais e laboratórios que promovem melhoria na qualidade de vida, além de instituições de ensino que visam a qualificação e empregabilidade da população; obras de infraestrutura que aumentam o desenvolvimento econômico por meio de transporte ferroviário, saneamento e resíduos sólidos; papel e celulose, pela contribuição na mitigação climática, se o manejo for feito de forma responsável; e agronegócio, por meio das empresas de açúcar e etanol, das cooperativas que apoiam o pequeno produtor e de produtores rurais, que, aplicada a diligência socioambiental, por meio da reserva legal, boas práticas e investimento em produtividade, garantem a disponibilidade de alimentos, auxilia na manutenção de biodiversidade, preservação de recursos hídricos e estoque de carbono.

A grande novidade do novo compromisso sustentável são os instrumentos financeiros como green bonds ou sustainability linked bonds. Os títulos têm sido bastante demandados pelo mercado. “A jornada ESG não é novidade para o Itaú Unibanco, mas entendemos que é preciso avançar nessa agenda. Esse é um movimento que está integrado ao nosso negócio, tanto na forma como o banco opera internamente quanto no incentivo e apoio que damos aos nossos clientes, pessoas físicas e jurídicas, no processo de transição para uma economia mais sustentável”, afirma Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú Unibanco.