Iguá adota novas medidas para garantir abastecimento

05/08/2023
A seca tem provocado a redução dos mananciais, que impactam diretamente o abastecimento

A Iguá realiza, pelo segundo ano consecutivo, ações operacionais para reduzir os efeitos da estiagem nos municípios fluminenses de Paty do Alferes e Miguel Pereira. A seca tem provocado a redução dos mananciais, que impactam diretamente o abastecimento da região entre os meses de julho e outubro. Em 2022, no seu primeiro ano de operação na região, a Iguá conseguiu vencer os efeitos da estiagem e evitar a falta d’água recorrente neste período. 

Em 2023, a concessionária irá manter as ações e investimentos que contribuem para a produção de água, além de aportes para combater a perda de água na distribuição, para garantir a continuidade do adequado abastecimento no município. A Iguá vai repetir iniciativas de conscientização sobre o consumo responsável de água e implementar novas ações de combate à estiagem: as válvulas de nível, em operação desde abril, e as válvulas reguladoras de pressão, cujos estudos de implantação se iniciam ainda este ano. 

As válvulas controladoras de nível (VCN) são dispositivos que regulam o nível dos reservatórios e evitam extravasamentos. Além disso, as VCNs permitem acompanhar remotamente os níveis de seis reservatórios em Miguel Pereira e Paty do Alferes. Os equipamentos estão integrados ao Centro de Controle Operacional (CCO) e o monitoramento é exercido 24 horas por dia e sete dias por semana. Já as válvulas reguladoras de pressão têm o objetivo de proporcionar um equilíbrio hidráulico nas redes de distribuição de água, controlando o sistema e garantindo o fornecimento de água com pressões adequadas para cada região. 

Além das válvulas, a Iguá irá manter a Estação de Tratamento de Água (ETA) Móvel, que ficará em operação temporária durante os meses de estiagem, com o objetivo de aumentar a capacidade de produção de água na região e reforçar o abastecimento de Paty do Alferes. Em 2022, a Iguá realizou outros investimentos que contribuíram diretamente para o combate à estiagem, como a instalação de geradores nas ETAs, para garantir o abastecimento mesmo em casos de intercorrências nas redes de energia; equipamentos responsáveis por proporcionar maior precisão; e a substituição dos leitos filtrantes, que asseguram a qualidade da água que é fornecida à população. A Iguá também irá reforçar a frota de caminhões-pipas no atendimento à população do município, dando prioridade aos serviços essenciais como hospitais, casas de repouso, creches e escolas. “Damos início a mais uma temporada de combate à escassez hídrica, dessa vez repetindo a fórmula que trouxe bons resultados em 2022. A população da região teve acesso a uma nova realidade de abastecimento, com segurança e menos intercorrências. Agora, avançamos no combate às perdas de água, investindo em tecnologia e, mais uma vez, contamos com a ajuda da população para superarmos o período sem chuvas, explica Lucas Arrosti, diretor de Operações da Iguá. 

Neste ano a Iguá lança também a campanha de consumo consciente de água com o tema “Cada gota importa”, e pede a colaboração de toda a população para fazer o uso racional dos recursos hídricos, especialmente durante os meses de estiagem. A ideia da campanha é trazer luz sobre a preservação, conscientizar os clientes sobre a responsabilidade individual no consumo de água, alertar a respeito de boas práticas que evitam o desperdício e divulgar ações que as concessionárias do grupo têm feito para enfrentar a época da estiagem.