Energia solar tem R$ 64 bilhões de investimentos em 2022

03/03/2023
A geração solar própria de energia ainda é vantajosa para o consumidor final

A geração solar própria de energia ainda é vantajosa para o consumidor final, mesmo com as novas regras do setor, conforme um estudo da Greener. Em 2022, o volume de módulos fotovoltaicos (FV) importados para atender a geração solar do mercado brasileiro superou 17 GW (crescimento de 73% em relação a 2021), o que implicou em investimentos acima de R$ 64 bilhões, tanto para geração distribuída (GD), quanto para geração centralizada (GC). Já o preço dos sistemas FV para o consumidor final teve queda média de 12% no período, em razão do elevado nível de estoque de equipamentos.

As mudanças nas regras de geração distribuída, que entraram em vigor em janeiro deste ano, já refletem leve queda na atratividade dos sistemas FV residenciais e comerciais. Mesmo assim, 60% dos quase 5 mil integradores de todo o país acreditam que as empresas vão vender acima de 100 kWp. "Apesar da nova realidade regulatória, a geração solar própria continua sendo um investimento rentável e vantajoso para o consumidor final", avalia Marcio Takata, diretor da Greener.

Entre os desafios, 26% das empresas do setor apontaram os juros altos, 21% relataram o aumento da concorrência com a entrada de novas empresas integradoras no mercado e 15% citaram a dificuldade de aprovação de crédito bancário.

A integra do estudo pode ser acessada no site da Greener: https://www.greener.com.br/sumario-executivo-estudo-de-geracao-distribuida-2023-2o-sem-2022/