Encontro para fomentar investimentos na Bahia

23/09/2023
O evento teve a presença de 246 convidados, incluindo, o vice-governador da Bahia, Geraldo Junior, deputados federais, secretários estaduais, prefeitos e vereadores de municípios baianos

O Encontro Baiano dos Municípios Produtores de Energias Renováveis ocorreu no último dia 15 de setembro, em Salvador, para debater a geração de empregos, tecnologias, investimentos e financiamentos sobre a temática que alcança exponencial relevância em função do crescente aquecimento global. O evento teve a presença de 246 convidados, incluindo, o vice-governador da Bahia, Geraldo Junior, deputados federais, secretários estaduais, prefeitos e vereadores de municípios baianos.

Fomentar uma economia sustentável com menores custos de produção é um dos objetivos da Comissão Especial de Estudos para Transição Energética e Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados, criada há três meses a pedido do deputado Bacelar (PV/BA), também relator da matéria, que atua pela construção de um Marco Regulatório. “Reunimos autoridades no assunto e representantes de municípios produtores de energia renovável, o que em muito interessa ao Brasil que trabalha para mudar sua imagem no cenário internacional, e à Bahia, cuja posição estratégica possibilita renovação da matriz energética. Isso significa elevar e muito as possibilidades de geração de emprego e renda dos baianos”, pontuou Bacelar.

O vice-governador da Bahia, Geraldo Junior, disse que o estado terá condições de produzir 60 milhões de toneladas de Hidrogênio Verde para o País, razão pela qual é necessário criar mecanismos de financiamento incentivo para o desenvolvimento tecnológico para esta produção. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Angelo Almeida, a Bahia é protagonista no setor, já que criou um plano de economia para a indústria de H²V. “Existe uma regra que já é norma global: o mundo corporativo cada dia mais vai estar escorado no compliance ambiental. Precisamos ser eficientes para colhermos os resultados do que nós temos a nosso favor. É no Nordeste e principalmente na Bahia que o mundo encontrará energia limpa, abundante, segura e barata para fomentar e tornar realidade o H²V como combustível do futuro”, afirmou o gestor.

O secretário de Ciência e Tecnologia do estado, André Joazeiro, afirmou que as possibilidades de investimentos e financiamentos são diversas, com inúmeras frentes de pesquisa que se abrem com as energias verdes e renováveis no Bahia, algo que pode mudar a realidade do Semiárido. “No caso do Hidrogênio Verde, ainda é preciso “botar de pé uma tecnologia viável, comercial”. para produzir em escala e num preço de mercado”. Na ocasião, Joazeiro anunciou a criação de um centro tecnológico voltado para a transição energética, em Camaçari, em parceria com a UFBA do município. Já o presidente em exercício da FIEB, Carlos Henrique Passos afirmou que a produção de energia renovável é um pilar estratégico no processo de transição energética, e o centro de pesquisa e desenvolvimento Cimatec é um parceiro natural na construção de projetos para avançar na área. Ao concluir, Bacelar afirmou que a Comissão desenvolve um trabalho diligente na busca pela construção de um marco legal abrangente para o setor. O tema é de extremo interesse da Bahia, que atualmente lidera a produção de energia eólica, com cerca de 250 parques instalados no estado. 

A Bahia responde por 34,2% da geração acumulada de energia eólica, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Até o momento, são 272 parques eólicos em operação, com investimento de mais de R$ 34 bilhões que geraram cerca de 74 mil empregos em toda a cadeia produtiva. O estado também é um dos líderes na geração de energia solar fotovoltaica, com 47 parques ativos, 25 usinas em construção e outras 347 com construção a serem iniciadas.