Embasa lançar manual com critérios e práticas para aproveitar lodo de ETEs

15/10/2024
O manual é resultado de uma das iniciativas da Embasa para estruturar os processos de esgotamento sanitário e apoiar a implementação do aproveitamento benéfico de lodo de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE)

A Embasa desenvolveu entre 2020 e 2023 um estudo que gerou um manual com o objetivo de estabelecer critérios voltados a identificação e proposição de soluções visando as diversas potencialidades de aproveitamento do lodo proveniente das ETEs existentes no estado da Bahia, assim como estratégias de incorporação para projetos futuros. O manual é resultado de uma das iniciativas da Embasa para estruturar os processos de esgotamento sanitário e apoiar a implementação do aproveitamento benéfico de lodo de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). 

Além de possibilitar o aperfeiçoamento dos serviços de esgotamento sanitário prestados pela companhia, as práticas fornecem subsídios para diversas frentes de planejamento voltados a valorizar os resíduos e resposta à necessidade de uma gestão efetiva dos resíduos sólidos e manejo ambientalmente adequado da ETE e de seus biossólidos. O resultado dos esforços na elaboração do documento integra o contrato com o Consórcio INCIBRA – INNCIVE – NIPPON no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica (PCT) “Universalização e aperfeiçoamento da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas prioritárias do Estado da Bahia” (PCT BRA/IICA/16/003), firmado entre a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/ MRE). O manual na íntegra pode ser acessado pelo https://www.embasa.ba.gov.br/documents/d/guest/p8_resumo_executivo_r06?previewFileIndex=1.