Consórcio tenta produzir a partir de eólica offshore

22/07/2021
O objetivo é criar um conceito único que possa ser padronizado e implementado em todo o mundo.

A EDP, a TechnipFMC e outros parceiros de pesquisa desenvolvem estudo de engenharia para viabilizar economicamente um sistema para produção de hidrogênio verde a partir de energia eólica offshore, chamada de projeto Behyond. 

O estudo inclui integração de equipamentos para produção e condicionamento de hidrogênio verde e infraestrutura que permita seu transporte até o litoral. O objetivo é criar um conceito único que possa ser padronizado e implementado em todo o mundo, permitindo a produção de hidrogênio em larga escala. O Behyond reúne EDP e TechnipFMC com o centro de pesquisa CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, WavEC Offshore Renewables e a University of South-Eastern Norway (USN). O desenvolvimento conjunto permitirá que os parceiros se posicionem na cadeia de valor do hidrogênio, desenvolvendo novos modelos de negócios e criando soluções de engenharia, novos produtos e serviços para o setor de hidrogênio em todo o mundo. O projeto Behyond foi selecionado para ser apoiado pelo Programa de Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Econômico Europeu (EEA Grants).

Por meio da EDP NEW e da EDP Inovação, a EDP é coordenadora do projeto e responsável pela implementação de diversas etapas, a definição de business cases viáveis e a tecnologia roteiro para atingir a maturidade comercial. O hidrogénio é uma área estratégica no desenvolvimento global de energias limpas e na qual a EDP pretende investir a nível mundial.

O hidrogênio será fundamental para a descarbonização de setores no futuro, mitigando os impactos técnicos e econômicos da energia renovável intermitente. De acordo com a Estratégia Europeia de Hidrogênio, a necessidade de produção de hidrogênio verde na Europa crescerá e poderá representar 24% da demanda de energia em 2050, o que exigirá o desenvolvimento em larga escala de soluções de energias renováveis para a produção de hidrogênio, tanto doméstica quanto offshore. Nesse contexto, a produção de hidrogênio offshore atrai cada vez mais interessados, como uma solução capaz de aproveitar recursos naturais, como o vento abundante em alto-mar.