Concluída 22% da primeira fase de novos interceptores em Sumaré

02/06/2024
Os interceptores são as tubulações responsáveis por coletar o esgoto das redes públicas e conduzir os efluentes dos imóveis das áreas atendidas

Concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município paulista de Sumaré, a BRK concluiu aproximadamente 22% da primeira etapa de implantação dos interceptores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto. Já foram concluídos 630 metros, dos 2,9 km de tubulação previstos nesta fase das obras. A nova tubulação levará os efluentes gerados pelas regiões da Área Cura, Matão e parte do Nova Veneza à nova estação. A ETE vai beneficiar até 93 mil moradores da cidade.

Os interceptores são as tubulações responsáveis por coletar o esgoto das redes públicas e conduzir os efluentes dos imóveis das áreas atendidas até a nova ETE Tijuco Preto. A ação é a primeira intervenção relacionada à obra. As tubulações são dimensionadas para suportar a demanda da região atendida, possuem diâmetros que variam entre 300 e 750 milímetros (mm) e são confeccionadas em material resistente a rompimentos. “Nesta primeira fase, o avanço na instalação dos interceptores tem se dado dentro do cronograma previamente definido. É importante dizer que, desde o início dos trabalhos e quase em sua totalidade, as obras de tubulações serão realizadas em áreas verdes não habitadas, reduzindo o impacto das intervenções na rotina da população vizinha”, afirma Vinícius de Freitas, coordenador de Engenharia da BRK. 

Simultaneamente à instalação dos interceptores, as obras de implantação da ETE Tijuco Preto também já começaram com a realização da etapa de limpeza do terreno, seguida da implantação do canteiro de obras e início de montagem da armação da fundação de algumas estruturas. A nova estação terá capacidade para tratar 230 litros de esgoto por segundo e vai ocupar um terreno de aproximadamente 20 mil metros quadrados no Parque Residencial Pavan. Com investimento estimado em R$ 80 milhões e previsão de conclusão para 2026, a ETE Tijuco Preto contará com a tecnologia NEREDA®, uma das mais eficientes da atualidade. O sistema desenvolvido na Holanda realiza o tratamento terciário e conta com reatores biológicos para o processo. Entre suas várias vantagens estão a necessidade de uma área reduzida para a implantação, o baixo consumo energético e a redução da geração de odores. O andamento das obras da ETE Tijuco Preto pode ser acompanhado pelas redes sociais da BRK e também no site Sumaré Por Um Novo Amanhã (www.sumareporumnovoamanha.com.br). Nele estão reunidas informações sobre as principais ações da companhia no município.